N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quinta-feira, 12 de junho de 2014

MODALIDADES SLB - PASSADO, PRESENTE E FUTURO



 Por Eddie


Olá a todos.
 Antes de mais quero agradecer aos autores deste blog, dado a época estar praticamente terminada (ainda faltam algumas decisões ao nível da formação) por mais uma vez me darem a oportunidade de escrever um texto sobre as principais modalidades de pavilhão do Sport Lisboa e Benfica: Andebol, Basquetebol, Futsal, Hóquei em Patins e Voleibol.
 Para os textos não ficarem demasiado longos vamos já passar ao que é importante, não deixando de dedicar uma menção honrosa ao Atletismo pelas brilhantes prestações que tem conseguido nos últimos anos. Uma secção à Benfica comandada por uma benfiquista excepcional e tremendamente competente:

Voleibol:
Pode-se considerar que foi um ano de sucesso para o voleibol do Clube. Começámos a época com uma vitória na Supertaça (precisamente frente ao adversário da final do campeonato) e, mais importante, conseguimos o bi-campeonato pela primeira vez na história do Clube (!!!). O Sport Lisboa e Benfica nunca um clube foi dominante no voleibol português mas para lá caminha, esperamos todos.
Em relação a esta época não há muito a dizer (porque vencer é algo que é obrigatório ser normal para os atletas do Benfica), embora tenha ficado “manchada” com a derrota na Taça de Portugal frente ao Castêlo da Maia. Um título que na verdade não nos devia ter fugido, ou pelo menos fugido como e contra quem foi. Perdemos frente a uma equipa muito aguerrida, mas bem inferior à nossa, num fim-de-semana em que jogámos lá dois jogos seguidos. Um ganhámos, o que interessava menos…
Mas não queria deixar de referir que esta época a equipa me pareceu bem mais confiante nas suas acções (e estou a falar dos jogos da final). Parece-me que a vitória na época passada libertou aquelas cabeças que tinham perdido 2 campeonatos sendo claros favoritos e este ano, mais tranquilos, foram sem dúvida justos vencedores. Que seja um bom presságio para a próxima época!
 Em relação à formação, temos no voleibol uma situação muito particular. Praticamente não há voleibol no sul do país e a norte há uma competitividade muito grande, com jogos muito disputados. Ao contrário, as formações do Benfica praticamente só têm “jogos fáceis” durante o ano para depois as fases finais serem disputadas contra jogadores que estão muito mais calejados para jogos difíceis. No entanto quero realçar o bom trabalho que tem vindo a ser feito ao nível da formação no Clube. Face às dificuldades temos conseguido obter alguns resultados positivos.
 Acabando na próxima época temos o plantel já fechado o que é um bom sinal, sinal que se trabalha com antecedência, algo que deveria acontecer em todas as secções do Clube. Neste momento todas as secções já deveriam estar a trabalhar no plantel da época 2015-2016!
Para a próxima época temos em princípio uma grande novidade em termos competitivos. Iremos participar nas competições europeias. Eu tenho que dizer que é algo que acho justíssimo. Equipas que são campeãs merecem ir às competições europeias.
Em relação às entradas chegam:
- Ivo Casas, líbero do Castêlo da Maia. Jovem com grande potencial, já era há muito observado pelo Benfica.
- André Lopes, zona 4 que vem do estrangeiro. Vamos passar a ter 3 zonas 4 de grande nível mantendo um jovem com muito potencial. Será uma mais-valia principalmente para a rotação ou em caso de alguma lesão. Entre ele, Roberto e Flávio vai ser uma grande luta pelos 2 lugares a titular.
- Vinhedo, distribuidor brasileiro que foi campeão há 2 anos. Em princípio com mais qualidade que o Perini, ou pelo menos com mais experiência. É difícil para mim ver quem é o melhor. Ambos foram campeões nos anos em que cá estiveram.

Saídas:
- Marcel Gil, central, contratado apenas para colmatar a lesão de 2 centrais. Nunca me agradou muito. É da formação do Clube, jovem, e com muito potencial. Pode ser que melhore no futuro e volte ao Clube.
- Perini, distribuidor e campeão. Foi-o pelo Fonte quando nos conquistaram o campeonato e também este ano.
- João Coelho, líbero e benfiquista. Um dos jogadores que mais apreciava. Campeão em 3 dos últimos 4 anos e o melhor do Benfica no ano em que não foi campeão. Um “dos nossos”, dos que ia ver mais jogos das outras modalidades ao pavilhão. Decisão para mim errada principalmente pelo valor dele. Aos 32 anos não pode estar acabado para o voleibol. Dispensar alguém que é um vencedor, ainda por cima sendo benfiquista, é algo com que eu não posso concordar.

Expectativas:
- Vencer tudo em Portugal. Ter em atenção que a Fonte irá ter mais uma vez um excelente plantel (ao nível do nosso, embora com menos quantidade!), mas a nossa ambição não pode deixar de ser vencer tudo, principalmente o campeonato, claro.
- Fazer uma boa participação na Europa.


Hóquei em Patins:
Medir o sucesso de uma época de uma equipa que não foi campeã pode ser fácil, ou não.
- 2 Taças Internacionais, mostrando competência após a épica conquista europeia.
- 2º Lugar no campeonato com os mesmos pontos do 1º.
- Presença na final-four da Liga Europeia sendo eliminado em casa pelo Barcelona, numa competição feita “à medida” dos catalães.
- Vencedor da Taça de Portugal de uma forma categórica. Desta vez as agressões deram em vermelhos, coisa a que ninguém está habituado. O resultado disso foi o que se viu.
Penso que no jogo da final da taça se decidia um pouco o sucesso da época. Na minha opinião o Sport Lisboa e Benfica é claramente a equipa mais forte em Portugal. Mas este ano fomos demasiado desconcentrados nos jogos fora. Já sabemos que no hóquei as arbitragens actuam por vezes de uma forma algo estranha, mas acho que facilitámos muito. Por exemplo em Turquel e Alenquer (vs sapos), 2 empates muito consentidos pela falta de concentração.
Durante o ano penso que jogámos muito com o coração e muito pouco com a cabeça. Felizmente esta equipa tem muito coração… Mas jogar sempre assim é algo que temos que rever profundamente!
 Em termos de formação ainda há jogos decisivos para acontecer, mas sejam quais forem os resultados esta secção tornou-se ao longo dos anos um exemplo ao nível da formação. Apenas os Sub-15 não se qualificaram para a fase final, mas estamos muito bem nos restantes escalões. E a equipa B venceu a terceira divisão, jogando na segunda a próxima época. Vai ser muito bom para os nossos jovens atletas.
 Em relação à próxima época segundo consta também temos o plantel fechado. Deverão entrar Carlos Nicolia e Tiago Rafael e sai Marc Coy. Depois de na época passada ter chegado um GR de topo, desta vez vem um dos melhores avançados do mundo. Quanto à entrada do Tiago Rafael, jogador que já representou o Clube deverá vir com a ideia de dar mais consistência defensiva à equipa. Eu concordo que falta consistência defensiva à equipa, mas acho que o maior trabalho deve ser feito por parte do treinador ao tentar que os jogadores se concentrem mais defensivamente. Este ano sofremos imensos contra ataques com desvantagem numérica e foi nisso que perdemos o campeonato!
Já falei das entradas, mas não posso deixar de desejar ao Marc a melhor das sortes no futuro. Vinha como o melhor marcado da liga espanhola mas cá, apesar de ter estado melhor esta época, nunca conseguiu mostrar mais do que outras soluções mais baratas pelo que é natural a sua saída.

Expectativas:
- Vencer tudo em Portugal. Reconquistar o campeonato nacional. Ter em atenção que sapos vão passar a contar para o campeonato e que oliveirense se reforçou muitíssimo bem! Valongo deverá estar mais fraco. O maior adversário continuará a ser o mesmo.
- Estar presente mais uma vez na final four da Liga Europeia.

Nota:
Não quero deixar de realçar o grande trabalho que está a ser feito a nível do hóquei em patins feminino.

Futsal:
Uma secção em que há muito para falar, ou pelo menos para pensar... Uma secção que na época passada sofreu uma revolução e no primeiro ano desta nova estrutura, apesar de se ter vencido a fase regular os resultados finais acabaram em enorme desilusão.
Ao contrário da maioria dos benfiquistas (pelo menos dos que sabem que o Sport Lisboa e Benfica é um Clube!) se a decisão fosse minha dava uma segunda e última oportunidade a esta estrutura. Não estivemos bem na altura das decisões mas ao longo da época as coisas não correram mal. Penso que as lesões dos jogadores mais experientes (Joel e Gonçalo) na altura decisiva da época acabaram por ser decisivas para a forma como se foi eliminado pelo fundão. Na altura em que era preciso nervo e experiência, não os tivemos. Sei que seria uma decisão de risco, mas acho que tomar a decisão de alterar tudo outra vez também não é a melhor.
 No que toca à formação desta modalidade que nos outros anos foi sempre desastrosa, este ano e pela primeira vez se viram resultados positivos. Ainda estamos longe do que podemos e devemos conseguir, mas pelo menos parece que saímos do estado vegetativo em que estávamos. É portanto um sinal positivo da estrutura, mas temos muito que correr atrás.

Expectativas para a próxima época:
É difícil opinar sobre o futuro dado que ainda não há decisões sobre continuidade do treinador e alguns atletas. E muito menos futuras contratações. Sabemos que é certa a saída do Marcão (para mim o melhor GR a jogar em Portugal na última época), e parece-me que a solução Bebé é curta. Deveremos ir buscar alguém ao estrangeiro, visto que por cá não me parece que haja nenhuma boa solução, apenas medianas.
De qualquer das formas temos o dever de reconquistar um campeonato que não vencemos há dois anos. Seja com que equipa e treinador for!

Edit: Entretanto ficámos a saber que João Pinto não vai continuar como treinador. Iremos ver se continuar no Clube ou não, o que acontece ao coordenador da secção, e quem irá ser o futuro treinador.

Basquetebol:
Não há muito para dizer acerca do basquetebol do Benfica. Vencer, vencer, vencer é o lema e é o que todos queremos que continue a acontecer por muitos anos.
Uma secção onde se trabalha bem dentro e fora do campo. Como consequência disso mais um campeonato, taça de Portugal e taça Hugo dos Santos. Só falhou mesmo a conquista do Troféu António Pratas no início da época. Não deixa de ser uma grande época para a secção!
 Em relação à formação, apenas os sub-14 não estiveram presentes na fase final. Sub-16 e sub-20 ficaram-se pelo 3º lugar nacional e nos sub-18 conseguimos o título. No geral um bom trabalho que já foi melhor quando Goran Nogic não era adjunto dos seniores, mas que continua positivo.
 Para a próxima temporada o objectivo só pode ser o mesmo. Vencer tudo em Portugal! No entanto ainda há pormenores a saber como por exemplo a presença da agremiação corrupta na liga. Tendo em conta que o basquetebol português são os “distritais” do panorama basquetebolístico mundial, qualquer equipa que entre na liga com 3 americanos bons pode mudar de um dia para o outro o favoritismo nas competições nacionais. Estou em crer que para o nível do basquetebol português os estrangeiros do nosso plantel são do melhor que se pode arranjar.
Jobey Thomas é um enormíssimo jogador, dos melhores jogadores de sempre que passaram por Portugal; eu diria que ofensivamente está ao nível do fantástico jogador que foi o homem que agora é treinador. Defensivamente parece-me que Lisboa era superior.
Seth Doliboa é o money man; sempre que cá jogou foi campeão. Não é por acaso! Enorme defensor que se chega à frente quando é necessário. Fundamental renovar com ele!
De resto continuaremos com os melhores atletas nacionais: Betinho, Mário Fernandes, Carlos Andrade, por exemplo. E juventude com grande potencial: Tomás, Ferreirinho, Castela. A ida à europa pode ser importante para a evolução dos mais jovens e motivação dos que renovaram.
Caso se confirme Doliboa por mais uma época continuar-nos-á a faltar um estrangeiro pois Weaver não deve renovar. Só pode ser um poste para o plantel não ficar desequilibrado. Não renovando com Doliboa ficamos com duas vagas de estrangeiros. Se as contratações não forem as certas, poderemos chegar ao fim da época decepcionados. Há que ter atenção, mas penso que a secção não está a dormir em relação a isto.

Nota:
Também no basquetebol a secção feminina está de vento em popa. Campeãs da 2ª divisão nacional com uma equipa muito jovem e praticamente toda oriunda da formação. Parabéns a elas e à respectiva equipa técnica!

Andebol:
Não foi por acaso que esta secção ficou para o fim.
Quando no fim da época passada pensávamos que esta secção não podia piorar, sabemos hoje que estávamos enganados. Foi um ano mau demais para ser verdadeiro. Uma tremenda desilusão a (quase) todos os níveis. Salvou-se a formação, mas já lá vamos. Para já continuaremos a focar-nos no péssimo trabalho desta secção.
A começar nos níveis mais elevados da estrutura. Incompetência tremenda. Falta de preparação e planeamento. Um exemplo de como se servir do Benfica em vez de servir o Benfica.
Atenção que eu nunca achei que íamos ser campeões. Os andrades tinham uma equipa muito mais forte que a nossa. Só não podíamos era ter a atitude que tivemos. Faltou vontade aos jogadores, como tem aliás faltado desde que correram com o ultimo treinador campeão pelo Benfica (com a ajuda de quem até esta época estava na estrutura), faltou capacidade de motivação no treinador e na estrutura faltava tudo aquilo que disse em cima. Ao treinador faltou ainda a capacidade de lutar contra a incompetência da estrutura, pelo que concordo com a sua saída.
 Felizmente ao nível da formação as coisas correm bem. Em principio o culminar será a conquista do titulo de juniores (caso vençamos o Belenenses no domingo) 22 anos (!!!) depois.
Não é por acaso portanto a “promoção” do coordenador da formação, Carlos Cruz, ao nível mais alto do andebol sénior. Desejo-lhe muita sorte esperando muita competência e muita capacidade de trabalho. Não vai ser um trabalho fácil pois vai ter de lutar contra muitos vícios instalados nas “primas-donas”. Para já recebe, na minha opinião, um presente envenenado numa das últimas acções dos seus antecessores; vai ter que contar com Cláudio Pedroso, pois a renovação foi acertada no fim da época.
Para treinador fomos ao mercado espanhol contratar um ex-campeão do mundo. Vai ser preciso alguém com pulso forte para mudar as mentalidades. Só posso desejar o mesmo que ao coordenador da secção. Muita sorte e que tenha muita capacidade de trabalho ou então não vamos lá.
 Ainda queria frisar outro tema. O do poder no andebol! É fácil perceber onde mora o poder do andebol quando aparecem uns acordos estranhos com a federação cubana onde os cubanos deixam de ser estrangeiros e no dia a seguir os andrades apresentam um reforço cubano. Ter em conta que este ano vão ser permitidos 4 jogadores estrangeiros ao contrário dos 2 até agora (com a excepção, claro, dos cubanos que esses são portugueses!). Esta mudança acontece numa altura em que se fala que vários jogadores vão sair dos montes e o treinador vai acumular a função de treinador andrade com treinador da selecção montenegrina. Curiosidades…
 Em relação ao plantel benfiquista, ainda nada de sabe sobre possíveis reforços. É um claro sinal do mau trabalho que foi feito até agora, pois nesta altura os reforços já deviam estar certos, à semelhança do que acontece no Voleibol e Hóquei.
Em relação às saídas estão confirmados Álvaro Rodrigues, Inácio Carmo e Daryl Chernov. Se em relação ao russo acho perfeitamente natural (a sério que contratámos um estrangeiro só para defender quando só podíamos contratar 2 estrangeiros?), já em relação ao Álvaro e ao Inácio tenho as minhas dúvidas. Estão velhos, é verdade, e até posso compreender a decisão por isso. Vários problemas de lesões principalmente do Álvaro fazem com que a decisão faça sentido. Então mas e o Carneiro? E o Pedroso? Esses ficam??? E o Álamo também não está velho? Fez uma época péssima!
O Pedroso então é dos principais culpados do Inácio fazer uma má época. Eram as duas únicas soluções para lateral direito (plantel desequilibrado) sendo que o Inácio só devia defender e o Pedroso só devia atacar. Mas o Pedroso é tão mau, tão mau que obrigava o Inácio a jogar o jogo todo, quando nunca devia atacar. Mas pronto, não me quero alongar mais. Boa sorte para o futuro dos atletas que nos representaram.

Expectativas para a próxima época:
As mudanças na estrutura e no treinador, que muito aplaudo e acho fundamentais para um futuro sucesso, não me fazem acreditar no sucesso desta época.
Vai ser um primeiro ano em que vamos continuar a contar com muitos dos problemas da época passada, espero que seja um ano em que limpemos os problemas e construamos as bases do sucesso de um futuro Benfica vencedor.

Eddie

1 comentário:

  1. Eddie, isto não é má vontade minha em relação ao andebol, mas acho que tocaste na ferida: as primas-donas que por ali andam.
    E duram e duram...
    Abraço

    ResponderEliminar