N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

DE TANTO GARIMPAR ENCONTROU-SE UM DIAMANTE

Desde que o Vale e Azevedo destruiu a formação do clube que se tem encetado uma lenta mas sustentada recuperação. Recordo-me dos dolorosos jogos contra o Sporting, no final dos anos noventa, em que a diferença era visível a olho nu. Actualmente penso que estamos lado a lado e até arriscaria a dizer que conseguimos uma ligeira vantagem em relação aos nossos rivais.
Nos últimos anos, com a Caixa Futebol Campus em pleno funcionamento, com a estabilidade da estrutura técnica e com a dinâmica revelada na prospecção tínhamos todas as condições para ter dois ou três produtos da nossa formação como titulares da equipa principal, já a contar com a venda de um ou dois por ano.
No entanto, os nossos dirigentes pareciam garimpeiros atulhados de preciosidades até ao joelho mas com a peneira que selecciona os futuros craques completamente escancarada. Passava tudo por ali. Uns foram pela corrente do rio até ao mar, são os Sílvios desta vida, outros ficaram ali pela margem sem terem oportunidade de serem lapidados. Assim de repente, lembro-me do Miguel Vítor.  
Finalmente ficou lá algo. Chama-se André Gomes e mesmo não estando ainda lapidado, brilha como gente grande. A bem dizer, não é produção das nossas escolas. Andou pelo Porto, pelo Boavista e já cá chegou com barba, mas vem de boas famílias, nasceu foi longe da Luz.
Há muito tempo que não chegava um jovem aos seniores com tanta maturidade, para mais numa área do campo que tem uma exigência própria. Não tenho dúvidas que o antigo capitão dos iniciados do Porto é já uma certeza e se a evolução se mantiver parece-me que teremos, daqui a dois anos, um jogador ao nível de um Witsel. Que o Jorge Jesus, quando o André não tiver espaço no onze, lhe dê a possibilidade de continuar a ganhar estofo nos “B”.

JL

1 comentário:

  1. És mais um dos palermas que acha que a formação se faz do dia para a noite.

    ResponderEliminar