N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


terça-feira, 24 de junho de 2014

SOZINHOS, CONTRA 272 CAPAS



Há duas coisas que, neste momento, são tão certas como o sol. Primeiro, dos titulares, e oficialmente, só saiu do Benfica o Siqueira, que até nem era nosso. Rodrigo e André Gomes já tinham ido há muito. Segundo, ainda faltam 272 capas de jornais desportivos até fechar o mercado. Este número aumenta para 340 se contarmos com o Correio da Manhã. E depois de fechar o mercado cá do Burgo, ainda a haverá extensão russa.
Há três tipos de gente que liga ao mundial. Os que gostam realmente de futebol e querem saber tudo. Estes têm a net, que lhes dá melhor e mais rápida informação. Os patrioteiros de bandeira no carro. A estes bastam os programas do Jorge Gabriel e ficam informados. E os amigos do Mourinho e do Ronaldo, que para justificarem o investimento no plasma, passam tanto tempo a ver futebol no sofá que nem têm tempo para leituras, sejam elas quais forem.
O mundial não vende papel. Assim, os jornais aplicam a velha fórmula da especulação fácil e vão alegre e rapidamente caminhando para o abismo da falta de credibilidade. Quem compra o record, a bola ou o jogo, faz com mesma convicção que um asmático viciado puxa de um cigarro manhoso. Cancelo, Cavaleiro, Bernardo, Enzo, Garay, Gaitan, Markovic, Oblak e Maxi Pereira. Ufa. Desfilam por clubes grandes, pequenos, novos, míticos, fundos de investimento, aplicações financeiras, empresas em offshore.
De tanta gente que se falou, de tantos que ainda se vai falar, um, dois ou mesmo três acabarão por ser vendidos. Talvez bem vendidos, talvez não. Por vezes chegam substitutos à altura, outras vezes não. Mas o que ninguém nos tira são as 272 capas de jornais.
Nestes dois meses de massacre informativo estamos desamparados. Nem uma palavra de incentivo, nem um gesto de motivação. Enzo já assinou? Então tomam lá um Djavan. O Garay já não é nosso? Tomem lá um Loris. É uma loucura por essa europa pelo Oblak? Confiamos no Candeias.
O futebol é um negócio que vive de expectativas. Saber geri-las não é fácil, mas dá milhões. Com o aproximar da data de venda de lugares anuais, com uma campanha na rua para aumentar o número de sócios, esperava-se dos responsáveis do clube, tão lestos em comunicados a desmentir certos nomes, uma política de comunicação mais astuta. Preguiça ou incompetência não conjuga com certos ordenados que se praticam na Luz.

JL

5 comentários:

  1. O último paragrafo resume bem a 'silly season' mas pouco ou nada pode ser feito, quanto mais desmentires a comunicação social mais ela especula, é deixa-los falar e escrever o que quiserem, as contas fazem-se no fim.

    ResponderEliminar
  2. Djavan? quero ver o por do sol

    ResponderEliminar
  3. patriarca disse:

    Excelente texto !!!
    Benfiquistas, não comprem os PASQUINS cá do burgo !!!!!

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que não leio jornais!

    ResponderEliminar
  5. O pior não é a especulação, mas sim as noticias confirmadas!! safa o que para cá veio de gente!! ainda bem que apostamos em jogadores da equipa B!!!

    ResponderEliminar