N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 22 de fevereiro de 2015

3 IMPORTANTES PONTOS MAS...


A exibição do Benfica ontem em Moreira de Cónegos, está longe de ser tranquilizadora relativamente ao campeonato que falta para jogar.
De uma forma intrigante, a equipa mostrou pouco ter aprendido com a lição de Paços de Ferreira e voltou a pôr-se mansamente a jeito para algo que, nesta fase, poderia ser fatal.

Antes de mais e sem rodeios: este Benfica é ainda e claramente uma equipa em construção: Pizzi é um regalo para os olhos com a bola nos pés, mas no processo defensivo falta-lhe (ainda?) o raio de acção, a quase omnipresença e o poder de choque de Enzo Perez.
O facto torna-se ainda mais evidente quando ao lado, em vez de Samaris, está André Almeida, sem qualquer desprimor para o jovem português, um daqueles jogadores que qualquer treinador quer ter num plantel.

Na frente, Jonas é um jogador finíssimo, de superior inteligência mas obvia e claramente diferente de Rodrigo, que proporcionava movimentos de ruptura e dinâmica ofensiva que não são, agora, repetíveis.

Grave é, porém, quando aqueles que podiam ser os desequilibradores, não saem da concha: Ola John dá um passo em frente e três atrás e Salvio está complicativo e ineficaz até ao desespero.

E foi basicamente o que se viu sobretudo na 1ª parte: falta de agressividade competitiva, posse de bola sem consequências, cantos sobre cantos sem perigo para Marafona.

Sobre a 2ª parte, todos podemos agora especular com tudo e com o seu contrário, mas a equipa pareceu vir disposta a mudar o rumo do jogo e talvez o momento chave do jogo, tenha sido o golo do grande capitão.

Globalmente, não gostei do que vi: o laxismo, a ineficácia e moleza competitiva da 1ª parte poderiam ter custado muito caro, numa fase em que é proibido cometer erros e perder mais pontos.

Vão obviamente longe os tempos da máquina trituradora de Jesus: outros tempos, outros jogadores, circunstâncias diferentes.
Gostaria, porém, de ver uma equipa mais afirmativa, incisiva e decidida quanto ao que, de facto, importa: resolver os jogos e conquistar os 3 pontos.

Seria importante até para acabar com a gigantesca vaga de fundo que começa a ser levantada pela escumalha do costume, à volta de tudo quanto acontece nos nossos jogos.


RC

2 comentários:

  1. Há penalti sobre o Sálvio. É arrancado, mas há. O árbitro esperou pela indicação do fiscal, como não veio e não sendo penalti, ele presumiu que fosse canto. O gajo do moreirense é bem expulso. Muita gente ouviu o que disse, por isso as declarações de alguns elementos da equipa da casa.

    ResponderEliminar
  2. epa ninguem se lembra que jogamos contra equipas e nao contra pinos de plastico. e que temos um plantel incomparavelmente inferior ao do ano passado... mesmo que nao houvesse lesoes - mas ha: julio cesar, amorim, fejsa, gaitan.

    ola john é aquilo. ponto. salvio esta em fase de baixa de forma. jonas idem, mas a sua inteligencia disfarça a coisa. talisca a pagar a factura de 18 meses sem ferias. eliseu com as suas evidentes limitacoes. mas mesmo com um plantel inferior ao ano passado...

    temos mais 4 pontos que o ano passado contra os mesmos adversarios; a nossa media de golos marcados esta acima da do ano passado (2,31 contra 1,93). a media de golos sofridos esta abaixo do ano passado (0,45 contra 0,6)...

    sim: sofremos muito. e vamos sofrer ainda muito mais.

    ResponderEliminar