N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 16 de dezembro de 2012

PEQUENA CRÓNICA DE UM ADIAMENTO ANUNCIADO


Por acaso, tenho grandes esperanças que o tiro lhes saia pela culatra: que esta vantagem de 3 pontos se mantenha até dia 13 de Janeiro e que após o jogo com o Porto passe a 6.
Os andrades ver-se-ão então na pouco confortável posição de perseguidores com o inerente desgaste psicológico: 6 pontos são mesmo 6 pontos ainda que com um jogo a menos.

E no entanto, tenho cada vez mais a convicção que este era um jogo previamente adiado, uma espécie de nado-morto.
Ao contrário, por exemplo do que se viu há umas semanas no Restelo aquando do Belenenses-Sporting B, nem público havia nas bancadas, o que não deixa de ser sintomático e bem estranho.
Da pandilha do Macaco nem sinal, pelo menos a avaliar pelas imagens que passaram nas televisões: a crise já chegou ao super-dragões ou aquela rapaziada agora tem dotes premonitórios?
Também as rádios iam soltando, ainda que a conta-gotas, todos os indícios de que não haveria jogo.

A prova final do cheiro a esturro que este prato cozinhado nos bastidores do Bonfim, provocou, foi contudo proporcionada pela inefável personagem do costume: o seboso Proença.
Quando a vi as imagens desse árbitro de eleição, à procura de poças de água em que pudesse provar que ali a bola não saltava, entendi claramente que a decisão estava já tomada e que não haveria jogo no Bonfim.

Obviamente que à armada sul-americana do Porto e ao maçã-podre aquele terreno não agradava.
Pese embora a nojenta vassalagem que José Mota não esqueceu de prestar na antevisão do encontro, é bem possível que pelas condições climatéricas e do relvado, este se tornasse um jogo de lotaria, pouco propicio às qualidades técnicas dos jogadores da equipa andrade.
E assim foi cumprido o destino: dos dirigentes do Vitória de Setúbal, tão assertivos e reivindicativos noutras ocasiões, nem novas nem mandadas.

Repito: tenho grandes esperanças que ao velho senil, o tiro venha a sair pela culatra e a que sempre tão louvada estratégia, não passe desta vez de um tiro de pólvora seca, ou antes molhada.
Não tenho dúvidas, porém, que este é mais um caso em que o sistema provou quem continua a mandar neste miserável e corrompido futebol português.

 RC

4 comentários:

  1. Apesar de não ser grande adepto da teoria da conspiração, todos os argumentos utilizados fazem todo o sentido... Fazem o que querem e continuam impunes... Benfica Sempre

    ResponderEliminar
  2. Compreendi a razão do adiamento quando li a entrevista do Meyong afirmando que sairá em Janeiro do Vitórria.

    ResponderEliminar
  3. Há um aspecto que me preocupa mais do que a saída ou não do Meyong - o factor Proença.
    Não sei o que ditam as regras, mas se não havendo jogo o Proença fica assim disponível para o clássico é deveras preocupante.
    Se assim for espero que a direcção do Benfica faça tudo, mas mesmo tudo que seja possível para que tal não aconteça, porque se for ele o árbitro a derrota fica praticamente garantida.

    ResponderEliminar
  4. A juntar a este filme há o facto do jogo não passar para 2 de Janeiro como deveria!!!
    E na comunicação social ninguém fala nisso... Incrível.

    ResponderEliminar