N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


segunda-feira, 8 de junho de 2015

A COMPETIÇÃO MAIS IMBECIL DO MUNDO


O Campeonato Nacional de futsal, já agora como o de andebol, é das competições mais idiotas que conheço. As equipas passam o ano inteiro a jogar e depois tudo é decidido em menos de meia dúzia de jogos. Vão agora atirar-me: “então e o Basquetebol e o voleibol, não é a mesma coisa?”. Não, não é. São modalidades diferentes, onde a melhor equipa em campo, a mais competente naquele momento, tem maiores hipóteses de ganhar do que nas duas modalidades referidas anteriormente, onde o peso de fatores externos, como a sorte, o público e, especialmente a arbitragem têm uma enorme influencia.

Focalizemos no futsal, o Benfica terminou a época regular com dez pontos de avanço sobre o Sporting, que até ficou em terceiro. O Braga fez um esforço descomunal por garantir o segundo lugar, contudo foi despachado em dois jogos pelo Sporting. Os jogos finais dos playoffs são um autêntico granel. Pavilhões à cunha, bancos a pressionar os árbitros, péssimas e influentes arbitragens, muita sorte e azar à mistura, picardias desnecessárias.

O campeonato não é uma taça. Deve ser essencialmente uma prova de regularidade. Onde se deveria recompensar a planificação e a competência de manter altos níveis competitivos num período longo. Se incerteza do resultado pode entusiasmar no imediato, a injustiça mata a competição a longo prazo.

Percebendo-se que para a modalidade é importante a existência destes jogos, na fase final da competição, por uma questão de visibilidade mediática, o melhor método seria o adotado há uns anos pelo andebol e que tão bons resultados deu. No final da fase regular, os seis melhores, fariam um campeonato entre eles, partindo com metade dos pontos angariados da primeira fase. E deixava-se as finais para as taças.

Os dois jogos a que assistimos este fim-de-semana tiveram ambos arbitragens vergonhosas, com critérios diferenciados, prejudicando claramente o Benfica. Apesar de ser melhor equipa, de ter feito uma fase regular exemplar, parte para o terceiro jogo sem os dois guarda-redes, correndo sérios riscos de perder o campeonato.

Quem pensa nas competições, deve perceber que cada modalidade tem as suas características. Assim, parece que andam o ano inteiro a jogar e no fim tudo é resolvido como se de uma moeda ao ar se tratasse. Pior, porque as arbitragens do futsal nada têm de casual. Não é, Sporting?

 

JL

3 comentários:

  1. É verdade que a arbitragem foi manhosa, mas lamento, hoje perdemos por culpa própria, a exibição do Bebé foi inacreditável.

    ResponderEliminar
  2. tambem acho esse formato playoff e ridiculo e injusto o mata mata devia ser so em copeticçoes de taça de portugal entao concordo ke se fizesse com diseste em andebol com 2 fase com metade dos pontos alem de que o futsal sinceramnte sao dois e mais 14 euquipas

    ResponderEliminar
  3. sou a favor dos play offs em todas as modalidades excepto no futebol
    é uma boa forma de se encontrar o melhor e o melhor normalmente ganha, mas o melhor não pode ter um bebé na baliza, mesmo com uma arbitragem muito manhosa o sporting atingiu a 5ª falta a 10 minutos do fim da segunda parte e faz os 10 minutos finais mais o prolongamento apenas com uma falta assinalada depois o guarda redes do sporting na defesa desse livre de 10 metros defende com a mão fora a da área vê amarelo e é mandado repetir (bebé e juanjo foram expulsos por defenderem a bola com as mãos fora da área)
    pormenores apenas, mas o bebé ontem esteve mal de mais, e na proxima semana só há cristiano para a baliza, força miudo, mostra o que vales!!!

    ResponderEliminar