N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sexta-feira, 12 de junho de 2015

Cosme Damião


Júlio Cosme Damião, nasceu a 2 de Novembro de 1885 em Lisboa e com apenas 18 anos de idade e foi, provavelmente, um dos 24 fundadores do Sport Lisboa, mais tarde Sport Lisboa e Benfica. Escrevo provavelmente porque o seu nome não consta na ata de fundação, cuja autoria seria sua.

Foi, no entanto, figura fulcral nos primeiro anos do clube, como jogador, capitão, treinador e dirigente. Como jogador, um dos mais talentosos da época a nível nacional, fez pelo Benfica 76 jogos e marcou 14 golos. Foi quase tudo no Sport Lisboa e Benfica, mas nunca foi presidente, cargo que recusou diversas vezes.

Mais importante que os cargos, foi o facto de a partir dos seus valores ter-se moldado os do clube, ou seja, um clube do povo, que subiu a pulso, cresceu do nada, vingou, venceu e assumiu-se como uma referência a nível mundial.

“Valores como a humildade, fair-play, desportivismo e, acima de tudo, uma inigualável vontade de vencer, nasceram, cresceram e solidificaram-se com Cosme ao longo dos anos em que este se manteve à frente dos destinos do clube. Cosme Damião deu alma, deu valores e deu dimensão ao clube. Numa palavra, deu-lhe a Mística que o torna tão especial.”

Para além do Benfica, foi ainda embaixador de Portugal no Brasil, escritor, jornalista, árbitro, presidente do Casa Pia, fomentou o ecletismo, foi guarda-redes de hóquei em campo, fixou as regras do hóquei em patins, arbitrando o primeiro desafio desta modalidade, em 1917.

Foi, definitivamente, uma das maiores figuras portuguesas da primeira metade do século XX.

Faz hoje 68 anos que Cosme Damião nos deixou.

(partes deste texto foram retirados do site do clube)


 
 
JL

 
 

 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Nunca existiu um Júlio Cosme Damião. Esse erro consta de uma biografia mas é isso mesmo: um erro. É importante que os Benfiquistas não propaguem o erro.

    Existiu sim um homem chamado Cosme Damião que foi um dos 24 fundadores do Sport Lisboa.

    http://serbenfiquista.com/forum/imortais/cosme-damiao/750/

    http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2014/12/cosme-damiao-principio-e-fim.html

    De resto excelente evocação do maior de todos os Benfiquistas.

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar