N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 14 de junho de 2015

TÃO SUPERIOR, MAS TÃO SUPERIOR


Este domingo terminou a época desportiva 2014/15. Provavelmente uma das melhores épocas de sempre. Para o Benfica terminou com o pentacampeonato de atletismo, a dobradinha no hóquei feminino e a dobradinha de futsal. Até o Célio arrecadou ouro em Budapeste. Não há no mundo clube como este. No entanto, como tudo na vida, há um lado B. Esse lado B mora no outro lado da rua.

Olhemos com mais atenção para o campeonato de futsal, hoje decidido por penaltis. Já aqui foi referido a idiotice do playoff numa modalidade como esta. Ganha-se em espetáculo televisivo, é certo, mas perde-se em justiça competitiva. Bolas, o campeonato deve ser uma prova de regularidade. Assim é a capitulação do desporto perante o entretinimento. A total americanização dos quadros competitivos.

Vejamos, o Benfica ganhou a fase regular com 10 pontos de avanço e sem derrotas e o Sporting ficou em 3°. Dos 8 jogos entre as duas equipas esta época (taça de honra, taça de Portugal e campeonato fase regular e fase final), no tempo regulamentar, houve 6 vitórias para o Benfica e 2 empates.

Acresce que nesta fase final, nos quatro jogos, o Benfica foi constantemente prejudicado pelas arbitragens, que estão ao nível das do hóquei em patins de há uns anos atrás. Os jogadores do Sporting em todos os quatro jogos agrediram deliberadamente jogadores do Benfica. Os árbitros nunca viram ou nunca quiseram ver e quando viram ou foi difícil disfarçar, optaram pela decisão salomónica de dar amarelo aos dois jogadores.

Conseguiram ainda expulsar dois guarda-redes do glorioso no mesmo jogo. Por isso hoje o Benfica levou quatro guarda-redes para Odivelas não fosse o diabo tece-las. Ontem o guarda-redes do Sporting cortou a bola com a mão fora da área, nem expulsão, nem amarelo, nem sequer falta.

No segundo jogo, quando empatado, arranjaram forma de transformar uma sexta falta do Sporting na expulsão do Bebé. São apenas alguns exemplos. O banco do Sporting passa os jogos a pressionar os árbitros, antes, durante e depois a pressão é constante. Vejam as imagens no intervalo.  

Hoje atingiu-se o máximo do descaramento. Apesar de tudo o que foi dito atrás, a superioridade inequívoca do Benfica, as benesses constantes da arbitragem ao Sporting, não foi fácil para aquela gente aguentar a derrota. Presidente tresloucado, treinador desvairado, diretor enraivecido. É isto é o Sporting. Infelizmente são nossos vizinhos.

Quando da justa repetição do último penalti, Albu“queque”, como sempre o faz, encostou a cara ao árbitro. Só que desta vez descuidou-se e em vez ser ao ouvido, percebeu-se perfeitamente na TV o que disse: “amanhã falamos”. Repetitivamente gritou essas palavras na cara do árbitro “amanhã falamos”. O que quereria dizer com esta frase?

É assim que estão no desporto. É assim que conseguem ainda ir ganhando alguma coisa. Bruno de Carvalho, como tanto gosta, lançou um comunicado. “Não queremos favores mas exigimos profissionalismo!”. Escreveu. Podia começar por perguntar ao seu funcionário o que queria dizer com ““amanhã falamos”. A reação do Sporting fez lembrar as correrias de José Pratas em frente à equipa do Porto nos anos 90. Depois das benesses todas, não aceita a derrota pelo cumprimento das leis de jogo.

O que se conclui disto tudo é que o Benfica é tão superior, mas tão superior, que era necessário muito mais que isto para deixar de ser campeão.

JL  

Sem comentários:

Enviar um comentário