N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sexta-feira, 7 de agosto de 2015

A NATUREZA DAS COISAS MENOS SIMPLES


Dizia-me um treinador de futebol com alguma experiência: “noventa por cento dos jogadores são monotáctica, ou seja, não conseguem mudar o chip em determinados momentos do jogo, nem sequer de jogo para jogo”. E mesmo para interiorizarem a forma de jogar da equipa e atuarem em bloco, o treinador tem de repetir procedimentos de forma exaustiva, todos os dias. E mesmo assim, há jeitosos para o chuto na bola que nunca chegam lá. Com anos de experiência e não sabem onde estar em campo quando não têm a bola nos pés. Claro que há exceções, mas esses são aqueles que todos querem nas suas equipas.

A tática é importante, mas não é tudo. Muitos dos novos treinadores cometem este erro. Ver o futebol como um jogo de xadrez. Aqui as peças são homens, com todos os seus defeitos virtudes. Não há 4-3-3 ou 4-4-2 que resista à imprevisibilidade humana. Também no futebol a palavra sucesso vem a seguir à palavra trabalho. Repetir, repetir, repetir. Para isso é necessário tempo.

É neste campo que Rui Vitória parte em desvantagem. Teve o mesmo tempo que Jesus, mas não teve as mesmas condições. E não falo só do clube, falo essencialmente da vergonhosa campanha na imprensa “especializada”. Inacreditável, ou talvez revelador, como as declarações infames e boçais do treinador do Sporting não tiveram da parte da comunicação social um violento repúdio.

Como nunca, nesta pré-epoca o Benfica precisava de ganhar jogos. Nem que fosse com o Mafra.

No entanto, as coisas são com são. O Benfica pode estar em projeto e o adversário levado ao colo, mas há algo que não muda. O Benfica não deixou de ser Benfica e o Sporting não deixou de ser Sporting. E seja em qual for o escalão, há sempre uma das equipas que ganha mais. São coisas da natureza.

JL

2 comentários:

  1. " Inacreditável, ou talvez revelador, como as declarações infames e boçais do treinador do Sporting não tiveram da parte da comunicação social um violento repúdio."

    Pelo contrário, hoje no pasquim do papa-croquetes, o lerpa faz a apologia do pateta, comparando-o ao de Mourinho, na Inglaterra. Os mind-games tudo justificam enaltece o papa-croquetes.

    Carrega Benfica

    ---- Li o pasquim no café da terra. Não gasto tusto em pasquins.

    ResponderEliminar
  2. Tudo muda... Menos o ultimo paragrafo!

    ResponderEliminar