N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


terça-feira, 4 de agosto de 2015

JÁ COMEÇA A NÃO FAZER SENTIDO

No dia 31 de julho, na passada sexta-feira, escrevi aqui mais ou menos isto: “Findo o estágio (…) faz todo o sentido que (…) a equipa seja finalmente reforçada. Luís Filipe Vieira garantiu que Rui Vitória teria as mesmas condições que Jesus. Ainda não tem. Por isso, até ao início da próxima semana, dou o benefício da dúvida.”
Não me referia às indigentes exibições no continente americano que, embora desagradáveis, no plano de uma pré-época valem o que valem. Falava sim, do necessário e indispensável reforço da equipa, acentuado com as saídas de Maxi Pereira e Lima e com a gravíssima lesão de Sálvio.
O Benfica inicia a época apenas com Carcela como mais-valia. Taarabt ainda está fisicamente inapto e, sejamos francos, se excetuarmos o Semedo, que por acaso até parece não ser aposta de Vitória, o resto dos jovens não são para o imediato. Talvez seja Fejsa, caso se confirme o regresso em pleno, a maior novidade. Este é o panorama de um plantel que na época passada tinha sido muito esticado e que não era certamente o mais valioso do campeonato.
Pareceu-me que a estratégia da “estrutura” era experimentar o maior número de jogadores possíveis e ao mesmo tempo ir preparando a equipa. Ambas as coisas foram feitas com alguma deficiência, devido a vários fatores, que já me chateia escalpelizar. Contudo, esperava eu, que mal chegasse a Lisboa, Rui Vitória teria já a aguardar pela equipa, no Seixal, de roupa de treino vestida, dois ou três reforços irrepreensíveis.
Nada disto está a acontecer. Alguns nomes vão desfilando pelos jornais, alguns mais ridículos que outros, e a “estrutura” a remeter-se a um enervante silêncio. Os jogadores, disponíveis e interessantes, vão sendo colocados e nós continuamos a aguardar, comos sempre, pelo dia 30, para conseguir aquele negócio.
Vão-me recordar, se não fosse assim nunca teríamos o Jonas. Aceito. Mas recordo igualmente o valor que pagámos pelo Eliseu, quando no ano anterior era gratuito e a quantidade de jogadores que marcharam para o Porto devido à nossa tradicional hesitação.
Não está em causa o jogo da Supertaça. Somos o Benfica e o nosso destino é o de vencer. Mas temos a Liga dos Campeões e o início do campeonato à porta e arrumar a casa só a 30 de agosto, surge-me como demasiado arriscado e não vejo o Rui Vitória com aptidão de equilibrista, como tinha, de alguma forma, o Jorge Jesus.
No entanto, o que parece mais preocupante é a violenta e trágica descapitalização de confiança que a massa associativa está a sofrer, curiosamente a seguir a sermos bicampeões. Alguém deverá recordar à “Estrutura” que o Benfica vive de receitas que, mais do que dos cachets de torneios de prestígio, dependem da quotização, das vendas dos lugares anuais e da subscrição da BTV.
Voltando ao tal post de sexta-feira, se até àquela data as coisas pareciam fazer sentido, neste momento começo a evidenciar algum mal-estar. Mais preocupado fico quando oiço Rui Vitória a mencionar que vai reunir com calma com a “estrutura” e analisar as deficiências da equipa e como devem ser colmatadas. Então a “estrutura” não assistiu aos jogos na televisão? Não foi falando com o treinador?
Abram a pestana! Com tanta demora, só mesmo com duas ou três bombas atómicas é que têm desculpa.
 
JL
 
PS1: Gostava que me explicassem, qual a razão do regresso ao futebol brasileiro de César, um dos centrais mais promissores que vi jogar, que custou mais de 3 milhões e que necessitava de se adaptar ao competitivo futebol europeu.
PS2: O nosso andebol consegue coisas impossíveis, agora até perdemos jovens da formação para o FCP.

6 comentários:

  1. A estrutura andou pela África do Sul e esteve preocupada com a festança do amigalhaço JM. Ainda não chegou a época dos saldos para procurar no refugo que mais ninguém quis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o refugo que mais ninguém quis for como em outros anos, Jonas, Siqueira, Saviola, Aimar, Javi Garcia, Garay, Aceito e assino já por baixo!!

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Pelo que li César tem opção para voltar já em Janeiro. Mas é melhor para ele jogar sempre do que estar a aquecer o banco de suplentes.

    ResponderEliminar
  4. Esta merda já me está a tirar do sério. Então os reforços, sr.presidente?

    ResponderEliminar
  5. Acho que apenas não faz sentido porque se perde o treinador dos últimos 6 anos para o principal rival e que tem conhecimento de tudo o ke se faz na nossa casa, não faz sentido porque LFV diz que quer ganhar a Supertaça e a 4 dias do jogo em vez de contratações para colmatar saídas importantes Maxi e Lima, desde a época passada Siqueira,Enzo,Rodrigo e Tacuara parece andar a passear e a gozar as férias. Sendo que existe um velho ditado sejam jogos ou campeonatos ganham-se de trás para a frente, uma equipa que não sofre golos sempre é mais do que meio caminho andado para não perder jogos, é que o RV até a data parece mt indeciso como jogar se 4-4-2(JJ) 4-3-3 ou 4-1-3-2.
    A nova época não augura nada de bom pela estrutura continuar actuar tarde e há más horas e pelo treinador actual até a data demonstrar pouco carisma/pulso para com a sua estrutura CSocial e provavelmente atletas, pois para além da falta de fio de jogo é a falta de entrosamento dos novos com os velhos do "restelo" da luz!

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar