N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quinta-feira, 13 de agosto de 2015

FUTSAL – BALANÇO E ANTEVISÃO


Mais uma modalidade em que o balanço da época 2014/2015 foi mais que positivo. Eu diria que foi excepcional. A todos os níveis. Contratações fantásticas não só em termos de qualidade, mas em termos de atitude. Um treinador que superou todas as expectativas. Com uma capacidade e um discurso tão cativante que é a figura do ano no Clube, para mim (futebol incluído). E até podíamos não ter sido campeões…

 

Com a chegada de Patias, Chaguinha e Juanjo mudámos o panorama do futsal português. Contratações diferentes do habitual pois apesar destes jogadores de campo serem brasileiros (Patias é internacional italiano nascido no Brasil) jogavam no futsal italiano, ou seja, com uma rodagem completamente diferente dos reforços dos anos transactos, vindos directamente do futsal brasileiro.

Quanto a Juanjo, para mim é simplesmente o melhor guarda-redes que alguma vez actuou em Portugal. Reforço de selecção espanhola foi o jogador mais importante da época.

O jogador revelação da época acabou por ser Jefferson. Tinha muitas dúvidas em relação ao seu potencial, mas a sua força de vontade superou tudo o que podia exigir.

 

Apesar das referências individuais que fiz, esta equipa sobressaiu acima de tudo por isso, ser uma equipa. Mérito total para Joel Rocha. Num ano em que só o andebol fracassou vou dizer que em termos de atitude esta foi a equipa mais “à Benfica” do Benfica. Não me lembro de uma equipa tão abnegada e com um sentido colectivo como esta. E já não sou novo.

 

Mudanças e expectativas para 2015/2016:

Além da habitual força fora de campo, que não foi suficiente na época transacta, a “maior potencia desportiva nacional” virá com tudo para esta época. Copiaram o modelo que se revelou eficaz do Benfica em mais uma jogada de visão. Se as temporadas sempre foram “a dois”, esta será ainda mais. A mim só me preocupa a força fora de campo. Faz muita diferença. É que a deles é aquela que corre nas linhas laterais durante os jogos.

Em relação ao Clube que interessa, saíram Mancuso, Xande, Vítor Hugo e Pablo Del Moral. A melhor das sortes a todos eles.

Chega um reforço sonante, o internacional argentino Fernando Wilhelm, e dois reforços nacionais de muita qualidade, Fábio Cecílio proveniente de Braga e Mário Freitas da Desportiva do Fundão.

À primeira vista ficamos ainda mais fortes. Com uma equipa para lutar por tudo contra todos. Se mantivermos o nosso sentido colectivo, juntando a esse mais qualidade individual acredito que não há limites para esta equipa.

Não vamos ganhar sempre, mas não vamos dar nada a ninguém.
 
Eddie

Sem comentários:

Enviar um comentário