N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quarta-feira, 5 de março de 2014

O SILÊNCIO É DE OURO


Um blogue escrito a duas vozes tem destas coisas: importa sobretudo o que nos une (de muitos, um!) e por isso não devo esconder que discordo em absoluto do que o meu amigo e companheiro de benfiquismo JL escreveu à volta do golo invalidado ao Belenenses no último domingo.

Grave seria, em meu entender, que o Benfica se desdobrasse em comunicados e outras parvoíces do género: para além da nossa tradicional inabilidade, estaríamos a cair que nem patinhos nas habituais armadilhas que nos são montadas e às quais não resistimos quase nunca, com resultados pouco brilhantes, diga-se em abono da verdade.

Foi aliás e infelizmente, o que aconteceu em inúmeros blogs e nas redes sociais: ao primeiro assomo de fingida e histérica indignação, reagimos com idêntica gritaria entre esquemas e fotografias que, sinceramente, mais não fazem do que o jogo do inimigo, alimentando um assunto que não tem ponta por onde se pegue.

Para mim, é claro que o golo foi mal invalidado mas devo dizer que o assunto não me gera quaisquer complexos.
Não porque queira ganhar a qualquer a qualquer preço (leia-se “à Porto”), mas sim porque me parece que o fiscal de linha foi claramente iludido pela posição e movimentação dos 2 jogadores do Belenenses envolvidos na jogada.
Apenas isso, nada mais do que isso, pelo que o assunto deveria terminar aqui.
Fazermos disto um caso com comunicados oficiais e folclore do género, é apenas alimentarmos um charivari que muito regozijo traria a toda a lagartagem que subitamente acordou para a vida.

Não é preciso sequer invocar os últimos 30 anos de uma mentira chamada futebol português: basta lembrar o que já se passou esta época com as “Virgens do Lumiar” que andaram semanas a fio a somar pontos às costas e às custas de árbitros, fiscais de linha e comunicação social cúmplice, calando penalties mal assinalados e sucessivos golos em fora de jogo.

Porém, nesta altura da época e perante uma conjuntura como a actual, embarcarmos em discussões estéreis e guerras de comunicados é distrairmo-nos e desconcentrarmo-nos em relação ao que é verdadeiramente importante.

Já o escrevi e reitero: preocupante é o facto de, uma vez mais, o Benfica não ter conseguido atempada e tranquilamente matar um jogo facílimo, acabando por se pôr “a jeito” para uma situação que seria quase dramática nesta fase da época.

Deixemo-nos, pois, de “fait divers” e tratemos de nos concentrar no jogo com o Estoril que por ser o próximo é absolutamente decisivo.


RC

Sem comentários:

Enviar um comentário