N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quarta-feira, 19 de março de 2014

PINTO DA COSTA MORREU?



Como imaginamos o desaparecimento de Pinto da Costa? Benito Mussolini esteve pendurado de cabeça para baixo numa praça pública. O Hitler Suicidou-se. Ceausescu foi fuzilado. Saddam Hussein enforcado. Mas todos tiveram algo em comum, já estavam politicamente mortos e enterrados algum tempo antes da morte física.
Pinto da Costa tem sintomas de morte desportiva? Talvez as noticias sobre a sua morte sejam exageradas. Talvez. A derrota perante o arruaceiro do Lumiar não foi só no relvado.  A incapacidade para chegar ao acesso directo à Liga dos Campeões parece evidente.  O Sporting neste campeonato aparenta dominar os meandros das decisões. Pelo menos ao nível da Liga. O Proença em Alvalade fez o que era impensável até recentemente. Ontem o Mota fugiu de qualquer decisão que pudesse levantar, mesmo que mínima, a suspensão de benefício ao Benfica.
Já dizia a filósofa que o contrário de estar morto é estar vivo. E se Pinto da Costa não está morte, está vivo. E vivo é o Pinto da Costa de sempre. E não sendo jurista, parece-me mais justa esta participação disciplinar do Porto que aquela rábula dos três minutos da Taça da Liga.
 O Sporting efectivamente fez coacção sobre os árbitros. Aliás não tem feito outra coisa desde o início do campeonato. E não foi uma coisa imperceptível, subtil, por baixo da mesa. Foi com estrondo, pedradas, manifs e comícios. Foi com hooligans no palco da sala de impressa do estádio. Ameaças claras e irrefutáveis que condicionaram a actuação dos agentes desportivos com reflexos nos resultados.   
O Sporting é aquele clube onde um dirigente, já nesta década, depositou um cheque na conta de um elemento de uma equipa de arbitragem e que conseguiu passar completamente impune. Pinto da Costa é Pinto da Costa. No final vamos ver quem está vivo, morto ou ainda para nascer. Uma coisa é certa, uns como outros, não são nada recomendáveis.

JL

Sem comentários:

Enviar um comentário