N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


segunda-feira, 19 de maio de 2014

ABSOLUTAMENTE INÉDITO



O Benfica é o primeiro clube a ganhar três títulos nacionais numa só época. Só não juntou um título europeu por razões já muito dissecadas. Ainda assim, apesar das tais razões, esse feito esteve por uma unha negra. Foi a primeira vez que um clube terminou esta prova europeia sem derrotas. Curiosamente não trouxe a taça. 

De referir ainda que foi a nossa melhor época dos últimos 50 anos. Ganhámos tudo num mês, como tínhamos perdido tudo em maio do ano passado. A glória, por vezes, está à distância de um remate. Não quero com isto dizer que no futebol é tudo obra do acaso, pelo contrário. Para sermos vencedores a concentração e a focalização nos objetivos tem de ser permanente. Com esta atitude, no ano passado, tínhamos ganho muita coisa. 

Não estarei longe da verdade se disser que nunca uma equipa portuguesa fez tantos jogos oficiais numa só época. As lesões não nos largaram, em consequência desse facto ( e não só), nunca um campeão utilizou tantos jogadores. Mesmo assim, soubemos inteligentemente gerir as fraquezas e aproveitar as oportunidades. O triplete deve-se mais à estratégia que ao talento.  

No entanto, nada disto era possível, sem um plantel de qualidade. O Benfica apenas foi derrotado em alguns jogos. Poucos. Chega uma mão para contar. Em Paris bem, na Madeira mal, na Grécia de forma muito injusta, no dragão com equipas de recurso. Um quase imaculado percurso que não foi um passeio. Com as pedras que encontrámos fomos construindo um castelo. 

JL

Sem comentários:

Enviar um comentário