N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 18 de maio de 2014

O QUE ARDE, CURA


Nisto de finais perdidas (e já conto cinco) não há melhores nem piores: cada uma tem o seu luto e de cada uma trazemos mágoas distintas.

De todas elas, recordo um sentimento comum: quando o jogo termina e nos apercebemos da realidade de mais uma derrota, o Benfica todo, na sua imensidão parece cair-nos em cima.
Algo entre a dor, a impotência, a raiva, a revolta, o desespero: que explique quem souber ou puder.

Não foi diferente em Turim, embora talvez com menos dramatismo do que em Amesterdão: a partir dos 60 minutos senti que dificilmente ganharíamos e chegada a lotaria dos penalties, percebi que a derrota era quase inevitável.
Não por acaso, aliás, o apito final foi celebrado pelos sevilhanos, enquanto o nosso topo ficou em silêncio.

Do que se sente após o jogo, nada fica, porém.
É a mágoa do momento, efémera e insignificante.

O que verdadeiramente ficará de mais uma final europeia é a extraordinária demonstração de grandeza de um clube oriundo de um país pequeno, pobre e periférico.
Invadimos Turim como havíamos invadido Amesterdão.

Em cada esquina um amigo, quase se poderia dizer sobre o que encontramos em Turim: as palavras de incentivo e amizade dos adeptos do Torino que a nós se juntaram na grande festa na Piazza Castello antes da ida para o estádio, provaram-no.

Assim como recordarei para sempre a conversa com um septuagenário adepto da Juventus, companheiro de viagem no autocarro que nos levou ao estádio: falou-me da sua presença em Heysel Park naquela noite trágica da final contra o Liverpool e como desde aí nunca mais pôs os pés num estádio de futebol; recordamos Eusébio e o grande Benfica dos anos 60, desejou-me sorte e ao ver aquele ambiente de festa e alegria, só disse ao despedir-se: “continuem assim!”
Tal como não esquecerei nunca aquele adepto vestido com as nossas cores que se dirigiu a mim na estação de Milão, lamentando a injustiça da derrota.
Estranhei o sotaque do seu inglês arranhado e perguntei-lhe a nacionalidade: argelino, respondeu. 
E lá seguiu, triste mas orgulhoso da sua equipa. Nossa.

É tudo isto, o Benfica: mais do que vitórias, mais muitíssimo mais do que derrotas e finais perdidas.

No futebol, não há vitórias morais e preferia, obviamente estar aqui a falar sobre a vitória em Turim.

Cada final perdida é, porém, uma enorme aprendizagem de Benfiquismo no mais improvável dos momentos: o da derrota definitiva.

Dói, arde.
Mas cura.

A prová-lo, amanhã, milhares de Benfiquistas e famílias farão do Jamor uma enorme festa e uma grandiosa comemoração de Benfiquismo.

Tudo isto apenas quatro dias depois de mais uma final europeia perdida.
É esta a força, a lenda e a magia do Benfica.


RC







Sem comentários:

Enviar um comentário