N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sábado, 28 de julho de 2012

TRINTA E CINCO MIL


Há uns tipos no Benfica que são chamados de “profissionais”. Não jogam à bola, não correm, não saltam, nem encestam. Esses tipos usam casacos escuros, camisas brancas sem gravada, como dita a moda. Andam sempre apressados nos corredores do estádio, ar de gente relevante, telemóvel (já nem se chama isto) na mão, com horários estabelecidos e reuniões importantes marcadas.   
Estes tipos são do Marketing, do Merchandising, da Comunicação, Gestores de Produto ou outro nome qualquer que aprenderam em universidades onde estiveram inscritos os Relvas desta vida.

Enquanto os eleitos pelos sócios andam em jantares, festas e programas televisivos, são eles que mandam nas pequenas coisas. Em muitas pequenas coisas. Acontece que algumas não são tão pequenas assim.

Esta gente tem um Ferrari na mão e nem um mata-velhos sabe conduzir. Eles gerem a marca Benfica cabulando os livros que fotocopiaram durante os anos da universidade.  

Têm um Real Madrid no Estádio da Luz, na primeira aparição da equipa do Benfica aos sócios e conseguem a proeza de não encher o estádio. Aliás, conseguiram pouco mais que meia casa graças a muitas borlas distribuídas por várias quintas. Borlas que são facadas em quem com esforço contribui com quotas, redpass e bilhetes durante o ano inteiro.  

O que se esperava com bilhetes a 20 e 30 euros para quem acabou dar quase duzentos pelo redpass? Que expectativas tinham em colocar o jogo, num dia de semana, às 19 horas? Nas oito horas de trabalho diárias, não houve nenhuma alminha de entre estes vários “profissionais”, que recebem mensalmente 2, 3 ou mesmo 4 mil euros, que tivesse descoberto que o jogo estava marcado para o mesmo dia da abertura dos Jogos Olímpicos? Ou foi a mesma capacidade negocial, que levou à entrega de mais de 1 milhão de euros ao Guimarães por um jogador que nunca chegou, que esteve subjacente à venda dos direitos de transmissão do jogo?

Não se trata apenas de receitas financeiras. O que está em causa é que o Benfica faz o seu único jogo em casa de preparação com o Real Madrid e tem pouco mais de meia casa.  Que diferença seria se tivessem bilhetes a metade do preço e o estádio cheio, ambiente infernal, construindo uma onda de entusiasmo fundamental para o sucesso financeiro e desportivo?

Quando criticamos o presidente por empestar o clube de não-benfiquistas é disto que falamos. De gente que não percebe que o sócio médio do Benfica tem dificuldade em dar 20 euros por um bilhete no mesmo mês em que comprou o redpass. Que uma família de quatro pessoas, mesmo sendo emigrantes, já não dá com facilidade 200 euros por quatro bilhetes. Que apesar dos níveis de desemprego, há ainda pessoas que trabalham e que têm dificuldade em chegar às 19 horas ao estádio.

Para nós, que chegámos ao estádio oito horas antes do Benfica-Universidade Craiova, que passámos horas nas rampas de acesso ao antigo terceiro anel, que fomos apedrejados em Guimarães várias vezes, que pagamos para apoiar o Benfica em autênticos quintais, é fácil perceber a alma benfiquista. Esta alma não vem nos livros, por melhor que seja a universidade.

Luís Filipe Vieira, pelas suas origens, já devia ter percebido isso. Se há três meses me dissessem que iam estar apenas 35 mil pessoas contra o Real Madrid eu não acreditava.


JL

7 comentários:

  1. patriarca disse:


    Os actuais dirigentes do Benfica estão-se nas tintas para o Clube mas em Especial para os Sócios e Simpatizantes deste Colossal Clube, pois se estava interessado em que o estádio ENCHESSE teriam obrigatóriamente de colocar o PREÇO DOS BILHETES mais Baratos e o que vimos foi um preço EXORBITANTE, tanto que o jogo era e foi apenas um JOGO TREINO e pouco mais que isso.
    E pelos vistos a época que se aproxima vai acontecer o mesmo na maioria dos jogos, os dirigentes ESQUECEM-SE a situação em que os Corruptos colocaram o país e a MISÉRIA ABUNDA, mesmo assim os Benfiquistas apoiam o SEU Clube, mas em termos Financeiros a situação é GRAVE mas no Benfica ainda ninguém deu conta disso, tanto assim que já renovei o REDPASS e com a actual situação PAGUEI MUITO MAIS que a época passada e GANHO MENOS este ano que ganhava o ano passado, A VERDADE É ESTA !!!!
    Para o Presidente e restante Direcção do Benfica os Sócios e Adeptos são MEROS NÚMEROS e ios factos são evidentes.

    ResponderEliminar
  2. espero que apareçam candidatos credíveis a esta direcção..

    ResponderEliminar
  3. É pá, então porque é que não se juntam e arrajam uma lista para comcorrerem às proximas eleições??? Assim, punham lá quem quisessem e entendessem e geriam as coisas como muito bem entendessem, dass, é só espertos...

    ResponderEliminar
  4. Perfeito, é disto que se trata quando falamos do Benfica.
    Horas a fio nas rampas do 3º anel (se não sabem o que foi, vejam as fotos!),roupa ensopada por dilúvios, peões manhosos em que mal se vislumbrava o relvado.
    É o Benfica, meus senhores.

    ResponderEliminar
  5. Obviamente, bilhetes caros demais para um jogo que no fundo era só um jogo amigável.
    Acabou por estar mais gente do que eu pensava.

    A política de bilhetes do Sport Lisboa e Benfica faz lembrar aqueles restaurantes que já estiveram cheios. Comia-se bem e barato. Depois, começou-se a subir o preço uma vez que "isto está sempre cheio!".
    Aos poucos e poucos o restaurante começou a ficar mais vazio, e hoje em dia já só tem metade da malta que lá ia. E como o dono quer fazer a mesma receita que dantes, duplica o preço.
    E o resultado é o óbvio, cada vez menos gente lá...

    Nota: A antiga Luz dava mil a zero a este "novo estádio". Em todos os aspectos, tirando aqueles que a burguesia valoriza.

    ResponderEliminar