N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CONTRA A TURMA DOS SOPROS

Muito se sopra no futebol português. É ver quem sopra mais. E é no soprar é que está o ganho, porque o jogo é mais intenso e decisivo fora das quatro linhas. E mesmo dentro do campo, durante os noventa minutos regulamentares as grandes decisões não são de quem joga a bola, são de quem sopra.
Pegando nas edições em papel dos jornais, nestes dias todos que passaram, é difícil encontrar um artigo de opinião que não fale do Luisão. Estamos há uma semana nisto. Da esquerda à direita, de cima a baixo, dos azuis aos verdes, passando pelos prateados, todos têm algo a dizer e com autoridade.

Quase todos querem à viva força o castigo. Exemplar. Fala-se já em seis meses. Seis meses? Mas isso foi o que levou João Pinto por ter socado um árbitro no baixo-ventre num jogo do campeonato do Mundo? È comparável? Para eles, claro que é.

Deve ter sido o primeiro jogador da história a tocar num árbitro. O facto de ser um jogo particular, não ter havido ficha de jogo, nem cartões mostrados não interessa nada. O que interessa é que o Capitão do Benfica não suba ao campo.

Porque é disso que se trata. De um jogador fundamental. Vem-me logo à memória o castigo do Assis quando era fundamental no meio campo do Benfica. Ou o boato sobre Calado quando era titular indiscutível. E as campanhas contra o Katsouranis, David Luiz e Javi a torná-los violentos por decreto.

Hoje a coisa subiu de tom. Apesar de “A Bola” garantir que o árbitro alemão Christian Fischer, não utilizou em qualquer parte do seu relatório a palavra «agressão» para classificar o incidente com o jogador encarnado, “O Jogo” sopra em letras garrafais na capa “AGRESSÃO”. Está feito o serviço. É assim que se condiciona.

Os benfiquistas podem e devem criticar o que acham mal no clube, porque ser exigente faz parte da nossa cultura. Contudo, devemos unir-nos sob o nosso lema quando um dos nossos é atacado de forma vil e injusta. Amanhã o mínimo que espero é um grande apoio ao nosso capitão. Eles vão sentir o bafo da maior massa associativa do Mundo.





JL

Sem comentários:

Enviar um comentário