N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sábado, 25 de agosto de 2012

É O MARKETING, ESTÚPIDO!


Nos últimos dias, o marketing do Benfica tem contactado os sócios que não renovaram o cativo (ou Red Pass, como agora se diz), procurando saber o porquê da desistência.

Parece-me muitissimo bem que o façam, mas é algo que soa a chorar sobre o leite derramado.

Entendamono-nos: a vida está dificil, durinha mesmo, e cada vez nos sobra menos dinheiro para extras.
Com o país afundado numa crise económica e social profunda e um governo mais troikista do que a troika, uma simples ida ao futebol passou a ser um luxo para muitos milhares de benfiquistas.

Estes são, pois, factores objectivos e exógenos que o Benfica não pode, obviamente,  controlar.

Pode e deve o Benfica, porém, fazer algo para não deixar fugir quem tem lugar no Estádio da Luz e é aqui que a estratégia(?) falhou rotundamente.
O custo do Red Pass subiu significativamente devido ao aumento do IVA, sabemo-lo todos e é evidente que num contexto económico transversalmente complicado, seria pouco razoável exigir ao clube que absorvesse o aumento do imposto, mantendo os preços da época passada.
(Num exercicio de algum cinismo, poder-se-ia dizer  que o custo financeiro desta medida seria muitissimo menor do que os desvarios do Sr. Jesus relativamente a qualquer um dos 7 defesas-esquerdos contratados durante o seu papado, mas nem vou por aí....)

A questão de fundo é que o Benfica e o seu marketing demonstraram um completo autismo em relação à realidade e às dificuldades com que se debatem milhões de portugueses e de benfiquistas.
Uma medida óbvia como o fraccionamento do pagamento, não foi sequer equacionada?
Será que algum dos yuppies que por lá circula terá noção do que significa para um português médio desembolsar 200, 400, 500 Euros  “à cabeça” em pleno período de férias e quando as  familias estão literalmente sufocadas pela selvajaria neo-liberal dos Relvas e dos Passos ?

Sem paternalismos mas também sem meias-palavras, à rapaziada do Marketing deixaria um humilde conselho: deixem-se de slogans parvos e de canções a que ninguém liga e desçam à terra, ou melhor às bancadas da Luz.
Se não sabem o que é o Benfica e quem é verdadeiramente o povo benfiquista,  perguntem a quem passou épocas inteiras ao sol ou à chuva no antigo 3º anel, aprendam com quem ainda contribuiu para a campanha do antigo estádio, conversem com quem correu os campos deste país em “peões” mal amanhados em que mal se viu a bola.
Entendam também, já  agora e definitivamente, que todos nós, que ao longo deste últimos anos temos vindo a pagar o nosso Red Pass, nos temos sentido tremendamente ultrajados com a obscena politica de borlas que tem sido alegremente promovida pelo  clube: não esquecerei nunca os milhares de borlistas que o Benfica introduziu no estádio nos jogos com o PSV e com o Braga, enquanto nós, os de sempre, pagávamos como sempre.

Respeitem os sócios porque o clube é deles, nosso; não de clientes, “fidelizados” ou não!



RC

Sem comentários:

Enviar um comentário