N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quinta-feira, 11 de julho de 2013

UMA VISTA SOBRE AS MODALIDADES 2013/2014 - FUTSAL




Após insistir com o meu amigo JL para fazer um post sobre as modalidades deste ano, o mesmo desafiou-me para ser eu a escrevê-lo.
Assim sendo faço aqui a minha estreia neste (ou em qualquer outro) blog. Não considero que tenha o mesmo jeito para a escrita que os habituais comentadores deste blog, mas sei que partilhamos o mesmo Amor pelo Sport Lisboa e Benfica por isso decidi arriscar.

Passando portanto ao que interessa, aqui vai a minha opinião, para já, sobre as modalidades (às quais ligo mais e não obrigatoriamente as mais importantes, pois isso depende da opinião de cada um) 2013/2014.
No geral, nota-se que houve um grande corte em termos de orçamento. Foi portanto pedido às secções para fazer “mais com menos”. Na verdade, é algo que se devia fazer sempre embora seja mais fácil fazer mais com mais. O futuro dirá se “com menos” não se vão pôr a nu alguns problemas que algumas secções têm…

Futsal 2013/2014
Começo pela secção que provavelmente maior volta levou. E uma das que necessita mais trabalho para mudar o futuro. A começar pela formação! Os resultados têm sido desesperantes, embora durante o ano passado já se tenham notado melhorias. Espero que o “coordenador” do futsal tenha tempo para ajudar a melhorar esta formação quando não estiver a “treinar” os seniores.
Nos femininos a coisa correu mal na fase final da época passada. Penso que tínhamos tudo para ser campeões e não fomos porque não defendemos bem o 5 para 4. Mas há que levantar a cabeça e melhorar os pormenores para esta época erguermos o caneco.

Quanto aos seniores masculinos a minha preocupação é enorme.
Saídas: César Paulo, Diece, Davi e Diego Sol.
Permanências: Marcão, Bebé, Carlos Paulo, Gonçalo, Marinho(?), Bruno Coelho, Vítor Hugo, Joel Queiroz e Nené.
Entradas: Ricardo Fernandes, Paulinho, Rafael Henmi, Bruno Pinto, Ivo Oliveira.

Antes de mais obrigado aos que saíram pela dedicação ao Clube.
Se a saída do Diego era esperada, as restantes eram decisões difíceis. O Davi era um jogador com muita experiência mas que se calhar rendia não abaixo do esperado, mas abaixo do que recebia mensalmente. Quanto ao Diece na verdade cometeu muitos erros (principalmente em termos temperamentais), mas penso que tinha qualidade para ficar na equipa. Foi claramente o único jogador da final do ano passado que desequilibrou em velocidade. Depois há a saída do César. Provavelmente sou suspeito pois para mim o César é um ÍDOLO. Daqueles que são referência numa geração. Acho um erro a saída pois nunca vi pivot igual!

Quanto às permanências basicamente não compreendo como o Joel fica no plantel. Em princípio é porque o ano passado renovou por 2 anos, só pode ser essa a explicação (e é?). Fala-se que ele é o principal “problema” dentro do balneário, mas eu nem entro por aí. Vou mesmo à performance desportiva. A displicência do Joel é inadmissível, sofremos vários golos decisivos na final devido a isso. A juntar a isso, defender é com os olhos. E já não faz a diferença ofensivamente como fazia. Mas volto a referir, apenas critico a performance desportiva.
Fala-se ainda que Marinho poderá sair. Não sei as razões mas não quero acreditar nisso. Vamos esperar para ver.

Em relação às contratações há claramente uma aposta na juventude. A juventude é boa, mas tem que ter qualidade para isso. O coordenador já provou que tem capacidade para montar grandes equipas com poucos recursos e por isso acho que lhe deve ser dado o espaço que estão a dar. Falta é os resultados aparecerem… Cá estaremos para ver.

Nota: não quis falar de arbitragem, mas vimos no passado e ainda mais neste ano vários árbitros que se enganam de propósito. Eu até diria que estava combinado pelos corredores da fpf quem ia vencer o campeonato.

Eddie

5 comentários:

  1. nao sei ke esta fazer ainda no benfica o nene,nao tem kualidade pr o benfica!!!!

    ResponderEliminar
  2. Não acho que seja assim tão imediato esse pensamento. O Nené é bom jogador embora não esteja ao nível do César Paulo.

    Não me faz confusão ficar com ele, embora também não me fizesse confusão se ele saísse.

    ResponderEliminar
  3. O marinho se sair será apenas por opção técnica, o Alípio não é um grande fã do seu futsal..

    ResponderEliminar
  4. Excelente análise, Eddie!
    E também eu não entendo a saída do Imperador e a permanência de Joel Queiroz....

    ResponderEliminar
  5. O César estava em fim de contrato e o Joel ainda tem mais um ano.
    Pode ter sido devido a isso. Essa é para mim a única explicação aceitável.

    O Marinho também penso que ainda tem mais um ano de contrato mas há por aí algumas vozes que falam na sua saída.

    O Joel deve receber um valor que mais ninguém está disposto a pagar e o Marinho talvez consiga ter mercado no estrangeiro... Volto a referir que para mim é um erro se o Marinho sair.

    ResponderEliminar