N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


terça-feira, 15 de outubro de 2013

O MANEL VOLTA AO ESTÁDIO



Já conhecem o Manel? Talvez daqui, ou então daqui. Bem, o Manel esteve hoje a ouvir as notícias. Aquela gaja ruça deve ser lagarta, pensou. Anda-lhes com um pó. Aos do governo e aos lagartos. Já nem pode ouvir o Tavares do café. Ainda há menos de meia dúzia de meses andavam caladinhos que nem ratos. Depois foi sempre a descer. O que nos aconteceu? 

Primeiro foi aquele sábado trágico no café, com o Alberto, quando o Benfica perdeu lá em cima. Ele bem viu o sorriso do Tavares quando os andrades marcaram. Não esmoreceu, campeonatos há muitos, tinha pedido algum guito emprestado ao sogro e foi com o puto a Amesterdão. O Manel que nunca tinha saído de Portugal até aos treze anos, quando foi a Badajoz numa excursão organizada pelo Morais, proporcionava ao puto um dia do caraças. 

Era uma final europeia. Que belo dia passou. Tudo diferente, ali vive-se bem. A equipa até jogou razoavelmente. O puto gostou. Já andava umas ideias parvas de ser do Porto e veio de lá entusiasmado. Valeu a pena, apesar da derrota e da Maria ter ficado lixada porque com o dinheiro que gastou, este ano foi apenas uma semana no parque de campismo de Armação de Pera. Foi melhor assim, pensou, aquilo também estava cheio de melgas. 

O pior foi na semana seguinte no Jamor. Aquilo é que o deitou abaixo. Ele nem gosta de falar muito no assunto. O Manel não é homem de chorar, mas naquele dia, ao chegar a casa, fechou-se na casa de banho e chorou de raiva. De muita raiva. Foram semanas sem olhar para os jornais desportivos. Mudava de estação de rádio cada vez que falavam de futebol. Nem a merda da inauguração do Museu o entusiasmou. Quando voltou a olhar para o seu Benfica, no pico do Verão, parecia outro clube. Tanta a confusão que havia no plantel. Nos jogos da pré-época viu exibições de assustar. E até a taça de honra perderam. Como foi gozado pelo Jorge do talho e pelo Tavares do café. 

Este ano não comprou o redpass. O dinheiro apesar de ser cada vez menos, tinha-se arranjado. 180 euros não são nenhuma fortuna. Mas estava sem ânimo. O Alberto bem insistiu, até lhe mostrou o redpass total que dá para todos os jogos. Mas nada ajudava, cada notícia do Benfica era mais deprimente que a anterior.

Foi adiando a sua ida à Luz. Ter o Redpass sempre puxa mais. Ficamos obrigados a ir. Mas assim, ter de ir comprar o Bilhete, com o jogo a dar na Benfica TV, acaba sempre por ficar pelo sofá. E com estas exibições nunca se arrependeu. Tem pena é do puto que cada vez tende mais para o Porto. 

Hoje soube que contra o Nacional os bilhetes são a cinco euros. Fez as contas e decidiu levar o puto. Está a rezar para que o Benfica jogue alguma coisa de jeito, caso contrário é desta que o rapaz passa mesmo a ser andrade. 

Ligou ao Alberto. “Olha, vou ver o Nacional, os bilhetes são a cinco euros.” Disse entusiasmado ao telefone. Do outro lado ouviu. “ Já sei. Gastei eu duzentos euros no redpass e agora fazem-me isto. Sinto-me um otário. A minha vontade é não ir lá mais. Para o ano faço como tu.” 




JL

1 comentário: