N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quarta-feira, 10 de julho de 2013

A LIÇÃO DE BAGÃO

Em tempos de uma silly season que nos é vendida a metro por uma imprensa sem qualidade nem escrúpulos, as palavras sempre lúcidas e serenas de Bagão Félix em "A Bola" de hoje, são como um bálsamo para um benfiquismo ainda demasiado ferido e ressentido por tudo o que a época passada nos deixou.

Perece-me porém demasiado redutor ver nas sábias palavras de Bagão, um recado apenas para presidente e treinador.

É natural e lógico que sejam eles os destinatários primeiros como responsáveis maiores.
Seria, no entanto, útil e muito proveitoso que cada um de nós fizesse também um exame de consciência,  a fim de tentar perceber como melhor poderemos ajudar o Benfica.

Este é um clube de enormes paixões que num ápice nos faz passar do desespero e da angústia, ao entusiasmo mais desabrido e exaltante.
E vice-versa, obviamente.
Num clube dado com facilidade à hiperbóle, é bom que cada um de nós se deixe também de triunfalismos excessivos quando tudo corre bem e de gritarias e depressões quando tudo corre ao contrário do que gostaríamos.

A grandeza não se apregoa até à exaustão, seja com tiradas mais ou menos demagógicas, com fanfarronadas mais ou menos inúteis ou com gente que faz da barulheira organizada e de ódios de estimação o único argumento.
A grandeza assume-se, vive-se, respira-se: sem bazófias, arrogância nem triunfalismos desmedidos.

Depois de uma época em que quase atingimos o sonho e acabou por se tornar um pesadelo, é tempo de trabalho, de não repetir erros antigos e de todos tentarmos contribuir para um Benfica melhor e mais forte.



RC






Sem comentários:

Enviar um comentário