N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

SEI O QUE FIZESTE NO INVERNO PASSADO



O Benfica informou de forma pomposa, que no caso desta Direcção quer dizer através de um comunicado, que “devido ao momento de pesar e luto que vivemos pela morte de Eusébio da Silva Ferreira não se realizará a Gala comemorativa do 110º aniversário do Sport Lisboa e Benfica, no próximo mês de Fevereiro”. 

O tema deste post não é sobre a eventual forma desmedida como o Benfica está a homenagear o melhor jogador que o mundo alguma vez conheceu. Se há tema consensual entre os postantes deste blog é a importância do “King” para o universo benfiquista e futebolístico, como ficou demonstrado através de palavras e imagens ao longo dessa terrível semana. Ficará portanto para outro momento o debate sobre se o grande Eusébio aceitaria que a sua cara surgisse em marca de água nas camisolas, se gostaria que o Benfica cumprisse um longo luto de um ano, se aprovaria que a sua morte servisse de justificativo para um sem número de tropelias à tradição e ao bom senso. Eusébio não era um falso modesto, tinha consciência do seu grande valor, mas também sabia, e disse-o várias vezes, que ninguém está acima do clube. Nunca.  

O tema deste post é sobre a não realização da Gala e a forma como o Benfica actual comemora os seus aniversários. “Devido ao momento de pesar (…) não se realizará a Gala comemorativa” refere o comunicado. E no ano passado? A gala não se realizou, ponto. Qual foi a razão? Dizem nos corredores que foi por falta de organização interna. Que a Hidra de Lerna em que se tornou o vieirismo não conseguiu controlar os seus vários egos. Outra versão mais apaziguadora, mas não mais generosa para organização, fala no inesperado atraso na finalização do Museu.      

Seja qual for a versão, a verdade é que o 109º aniversário foi comemorado de forma pomposamente clandestina, obviamente através de um comunicado, com o Presidente a dar novidades fresquinhas sobre a Benfica TV. Somente. Nada mais.

Sensivelmente três meses antes, um grupo de sócios anónimos, sem qualquer apoio da Direcção, conseguiu colocar uma placa comemorativa do nascimento do clube, onde outrora estava estabelecida a Farmácia Franco. Foi um momento único, de grande fervor. Aberto a todos, na rua. Como o Benfica. 

Ficaram ainda por entregar os tradicionais galardões Cosme Damião. Acho eu, porque em 13 de abril, o site do clube anunciou os nomeados e o povo votou. Quanto a resultados e a entrega de prémios, se os houve, foi tão parcamente divulgado que não encontrei registo no Deus Google. 

Não está em causa a realização da Gala por si. Recordo que a mesma era um acto extremo de elitismo, onde os sócios estavam absolutamente impedidos de participar, caso não fossem convidados. A Gala foi alvo de manifestações de desagrado à porta do Casino do Estoril, foi até criada uma página do facebook “Queremos a Gala dos 110 anos do Sport Lisboa e Benfica aberta aos sócios”. O Aniversário do clube era comemorado com as bases à porta e com o Joaquim Oliveira a comer croquetes lá dentro. 
 
Fim da Gala, nos moldes que se realizava, seria uma boa notícia. Só não o é pelas razões apresentadas. E pelo exemplo de errância do ano passado. A falta de sensibilidade dos assessores da SAD sobre a essência do Benfica é confrangedora. Estamos bem entregues.

 JL

1 comentário:

  1. Mais um grande texto amigo JL que mais uma vez mete o dedo na ferida...
    Para onde caminhamos?

    ResponderEliminar