N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O PORCO DE NATAL


Crendo-se impune e tranquilo numa quadra em que o tradicional sacrificado é o nobre peru, o porco reapareceu em força.

Primeiro, mostrando novas habilidades, deixando de ser apenas um animal submisso e docilmente habituado a cumprir as ordens do dono, para passar a uma nova fase da sua suína existência em que mostrou especiais aptidões: o arrojado número do salto da bola na poça de água.
No pequeno circo montado à beira do Sado e mesmo perante a ausência do simpático público, o porco tentou até á exaustão que a bola saltasse em poças de água escolhidas à lupa: mirabolantes e fantasiosas habilidades de porco, como se viu.
Tudo em vão, porém, mas o porco sabia-o bem: é apenas porco, não é burro.

Dias mais tarde, ainda inebriado pelo gozo e pela notoriedade que as novas habilidades lhe proporcionaram, o porco reapareceu e desta vez com uma nova gama de grunhidos.
O porco amestrado e agora malabarista acha que aprendeu a grunhir a palavra honestidade.
Sim leram bem, todos lemos bem: o porco falou ou antes tentou grunhir a palavra honestidade.
Como se fosse possível.
Como se um porco, e sobretudo este porco, ainda que dócil e obediente perante o dono, ainda que amestrado, ainda que poupado à carnificina natalícia, conseguisse grunhir e entender conceitos como honestidade.
Como se não fosse apenas um simples porco.
Ainda que artista, ainda que malabarista, ainda que espertalhão, mas nada mais que um simples suíno.

Passado o Natal é de temer, contudo, que o porco inchado e luzidio como nunca, reapareça para mostrar novas habilidades e para uma vez mais rebolar perante o dono, à espera da habitual bolota.


RC

2 comentários:

  1. patriarca disse:


    EXCELENTE TEXTO !!!
    Diz tudo o que se passa e prevê com muita sabedoria o que se vai passar a partir do dia 13 de Janeiro de 2013, onde para NÓS é mais um jogo para ganhar, como muitos outros com lizura de procedimentos, enquantos que para a familia SUÍNA, é um jogo que têm que ganhar, nem que seja necessário ultrapassar todas as legalidades e infringir todas as leis e regulamentos, procurando com isso a todo o custo e não olhando a meios para conseguirem os seus NOJENTOS Objectivos, ser-lhes entregue a Vitória, que vái dar ao titulo, não ganho, mas com USURPAÇÃO total. Com a ajuda dos javalis arbitrais como o que em Setúbal efectuou aquela actuação circense corrupta, mas é disso que eles gostam e é isso que eles nos vão fazer, se não acordarmos em tempo útil.

    ResponderEliminar
  2. Com tantas personagens que podiam encarar o porco a pergunta é: Qual deles?

    ResponderEliminar