N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


segunda-feira, 24 de junho de 2013

AS GAJAS, O EMBLEMA E O TRIÂNGULO DAS BERMUDAS

O escritor Vincent Gaddis tornou comum a expressão "triângulo das Bermudas" para circunscrever uma zona onde estranhos desaparecimentos teriam ocorrido. Trata-se de um triângulo imaginário, formado entre as ilhas Bermudas, Porto Rico e a Flórida, onde alguns crêem que, desde meados do séc. XIX, mais de meia centena de barcos e aviões desapareceram.
Por vezes penso que para os lados do Estádio da Luz também deve haver um triângulo desses. A existir, certamente está circunscrito a um espaço menor, sendo também difícil delimitá-lo com rigor. No entanto, cada vez estou mais certo da sua existência.
A minha certeza vai aumentando com o ritmo dos desaparecimentos. O primeiro mistério notado foi o desaparecimento dos jogadores oferecidos pelo Atlético Madrid na compra do Simão Saborosa. Eram dois e faziam parte do preço. Mas houve mais desaparecimentos. Tantos, que não deve existir um único adepto do Benfica que consiga colocar num papel todos os jogadores seniores com contrato com o Clube. Se calhar, poucos na SAD o deverão saber. Qualquer dia abrem um armário à procura do saco dos tacos de golfe e sai de lá um Fernandez ou um Filipe Menezes.
Mas não são só jogadores que desaparecem. Vejam o projecto do râguebi para Oeiras. Mais alguém ouviu falar nisso? Alguma explicação de um responsável? Não há uma alma que, numa das centenas de entrevistas que passam na BTV, em vez das habituais banalidades, dê alguma informação nova e útil? Ou vamos ter de saber pelo Record ou pelo Correio da Manhã?
A nova vítima do nosso “triângulo das Bermudas” é a antiga sede. Há anos que se espera um sinal, uma nota no jornal, nem que seja de rodapé. Nada. Falou-se na Fundação, mas já passaram mais de duas dezenas de meses e nem um esboço de projecto. Deve ser como o Estádio do Bravo em que as informações são arrancadas a ferro, como quem tira um dente por desvitalizar.
Há dois meses desapareceu o famoso emblema que adornava a esquina e tornava a baixa mais nossa, mais gloriosa. Parece que foi vandalizado. Parece, escrevo eu, porque isto no Benfica é mais importante divulgar uma visita do presidente do Curitiba e desmentir o interesse num jovem de 16 anos, do que esclarecer os sócios sobre um símbolo do clube.
E o site? Temos a miss Benfica para divulgar e dizem os espertos em comunicação que estas coisas dos sítios na internet não podem ter informação a mais. E está mais que sabido que esta malta do Benfica quer é gajas.
JL

6 comentários:

  1. Não era antiga Sede, era Secretaria.

    ResponderEliminar
  2. se o simbolo foi vandalizado ,devia ser posto la um no dia seguinte e de manaha cedo se possivel, do mesmo tamanho ou maior , assim os filhos da puta que o vandalizaram pensam q compensa ofender e achincalhar o slb , dirigentes de merda pah , filhos da puta ja metem nojo , os antis apetece mata los , mas o dirigentes do benfica a mim ja me metem nojo e por falar em nojo , pra mim ouvir jj falar ja é um sacrilegio .
    quando será que um grande benfiquista se vai chegar a frente e levar o benfica ao lugar que merece , e trabalhar com gosto e paixao , defender o benfica como deve ser e nao dar treguas aos inimigos .
    por estes dias é so bananas , bananas a dirigir e um nabo que nem falar sabe a treinar .

    ResponderEliminar
  3. As camionetas de jogadores estrangeiros (que ainda por cima com o Sport Lisboa e Benfica são tipo pague 10 leve 8), o rugby, a secretaria (ou sede), o estádio do bravo (comprámos, não comprámos, vamos/íamos usar nos jogos da equipa B, então afinal aquilo é nosso ou não?)... Tudo temas importantes que deveriam interessar ao comum associado do Sport Lisboa e Benfica.
    Tudo temas que a direcção ignora, faz silêncio... Não se compreende.

    Tantos funcionários tem o Sport Lisboa e Benfica e vê-se tão pouco trabalho...

    ResponderEliminar
  4. "A 14 de Janeiro de 1934, o Benfica inaugurou a sua quinta secretaria na baixa de Lisboa, a primeira com dois pisos, nos segundo e terceiro andares do prédio nº5 da Rua Jardim do Regedor. Mais tarde, o Benfica arrendou todo o edifício, vindo a adquiri-lo a 26 de Janeiro de 1983. Em 1987, os últimos serviços ali instalados passaram para o estádio. A secretaria da Rua Jardim do Regedor foi ao longe de vários anos, o coração do Clube. Ali funcionavam a Direcção, as várias secções desportivas, todos os serviços administrativos. Ali se instalou a primeira Sala das Taças. Ali chegaram a realizar-se aulas de ginástica e o Gabinete Médico do Clube. Ficaram célebres as Assembleias Gerais ali realizadas, com as filas de sócios a prolongarem-se até à esquina do Cinema Condes, actual Hard Rock Café, nos Restauradores. A última, a 27 de Março de 1987, foi a da vitória de João Santos sobre Fernando Martins. Todo o edifício continua na posse do clube, mas provisoriamente sem utilização".
    Texto de Janeiro de 2005.

    E ainda só estamos em 2013...

    ResponderEliminar
  5. Pelo que significa para a memória histórica do Sport Lisboa e Benfica e pela sua localização (em pleno centro de Lisboa, num local percorrido diariamente por milhares de turistas!), o abandono da Secretaria à rataria e ao desleixo é um acto criminoso, de lesa-Benfica!

    ResponderEliminar
  6. informações relevantes só mesmo no record:http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=829772

    JL

    ResponderEliminar