N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quarta-feira, 19 de junho de 2013

BENFICA TV

Esta última controvérsia sobre a entrada da PT no capital da SportTV deve estar a dar algumas dores de cabeça aos responsáveis do clube, mas estes, se forem sagazes, devem ver esta situação como uma boa oportunidade. Uma oportunidade de inovar e de tomar a dianteira em relação à concorrência.
Estou em crer que mais do que os direitos dos 15 jogos em casa (poderiam ser 17 se tivesse havido alargamento), a grande mais-valia ao nível dos conteúdos é o campeonato inglês. Com as aquisições que se anunciam e nomeadamente com a presença do mediático Mourinho, muitos serão aqueles que não vão resistir a ter acesso a esse mundo por uns simples 10 euros mensais.
Outra época empolgante dos homens de Jesus, equipas competitivas de pavilhão e jogos da equipa B transmitidos com uma qualidade aceitável (no ano passado a experiência foi miserável), não sendo fundamental, pode contribuir para engrossar a adesão.  
Ganha a batalha dos conteúdos, o ataque dá-se ao nível dos canais distribuição. A tentativa clara de estrangulamento da Benfica TV, impedindo contratualmente que qualquer conteúdo concorrencial à Sport TV fosse transmitindo nas plataformas PT e ZON, parece-me claramente condenada ao insucesso. Quero acreditar que ainda há leis neste país.
De qualquer forma, a televisão como a conhecemos morreu, ou está a morrer, e o Benfica não pode estar amarrado a um canal construído de forma convencional. A televisão já não se vê em directo, é o espectador que faz a sua própria grelha. A televisão já não se vê somente a partir da caixa que temos na sala. Ela pode ser vista em qualquer lugar e com diversos suportes; PC, tablet, telemóvel, etc.
O telespectador deixou de ser simplesmente consumidor, ele quer também ser produtor de conteúdos, quer ser activo. Quer ver e destacar no facebook ou enviar para os amigos. Quer escolher o que vê, quando e como. Neste campo a inovação é fundamental e a presença no mundo através dos diversos suportes disponíveis é a chave do sucesso.
É dentro desta premissa que a Benfica TV tem de trabalhar, assumindo-se como o principal meio de difusão do benfiquismo no mundo, mas também, e desde que ficou guardiã dos valiosos direitos televisivos dos nossos jogos, tornar-se uma das principais fontes de receita, muito mais relevante no bolo total do que o foi até agora.



JL

4 comentários:

  1. E agora deixo uma ideia: Será que a Cabovisão não quer dar "um pulo" e candidatar-se a ser a plataforma de transmissão da BenficaTV? É preciso investimento? OK o Benfica investe forte e feio na Cabovisão de maneira a que chegue a todo o país. Ainda me ria da cara dos gajos da Meo, Zon, Sporkostv...

    ResponderEliminar
  2. E há também a Vodafone que é bem mais em conta.

    Mas é difícil. Tá tudo minado.

    E este pacto diz tudo do que pretendem.

    ResponderEliminar
  3. Olá.

    Aqui deixo um texto que pode ajudar a esclarecer a situação, relativamente ás possibilidades futuras da Benfica Tv, que postei no tópico do NBG "Álibi Perfeito":http://geracaobenfica.blogspot.pt/2013/06/o-alibi-perfeito-ou-uma-guerra-com-mais.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+Novogeraobenfica+%28NovoGera%C3%A7%C3%A3oBenfica%29


    Só para esclarecer alguns pontos, visto que já trabalhei tanto na PT, como na Zon e Sonae :

    1º - Fidelizações de 24 meses só são válidas em contratos de adesão residenciais, ou seja contratualizações iniciais de clientes residenciais, e em clientes profissionais, em caso de se verificar a mesma contratualização de adesão, ou renegociação de condições contratuais já em vigor.

    2º - Existem várias excepções legais, para a brecha contratual, previstas na lei.

    3º - A grande maioria dos clientes cabo e DTH(satélite) da Zon e Meo, tem fidelizações inferiores a 12 meses neste momento, sendo que existe uma franca parte do mercado nem sequer tem fidelização, acima do mês em que enviar o pedido de rescisão.

    4º - Dentro da área cablada, ou seja excluindo a área DTH(satélite), que abrange mais de três quartos dos clientes actuais em território nacional, a Vodafone tem praticamente a mesma capacidade de fornecimento de serviços, que a Zon e Meo.

    5º - A Vodafone, como operador virtual (MVNO), é a fornecedora de rede móvel(telemóvel e banda larga móvel) da Zon, mas derivado da fusão entre a Zon e Optimus(prevista para Julho de 2013), já está a afastar-se da Zon, desde Outubro do ano passado.

    6º - A Vodafone Group plc é segunda maior multinacional de telecomunicações móveis, com mais de 439 milhões de clientes em mais de 70 países, entre operações maioritárias, minoritárias e parcerias, com uma capitalização de mercado de 104.52 biliões de euros.

    7º - A Vodafone tem provavelmente neste momento em Portugal as campanhas de adesão mais agressivas e competitivas, para serviços de 3play(tv+net+voz fixa) e 4play(tv+net+voz fixa+voz/net móvel), do mercado.

    8º - A Vodafone tendo a Benfica Tv, como exclusivo, teria todo o interesse na expansão da rede cablada nacional(que já agora, tem muito pouca margem para penetração rentável na percentagem habitante por quilómetro quadrado), e em ser o nosso principal parceiro internacional na comercialização da Benfica Tv, como canal codificado.

    ResponderEliminar
  4. Portanto, imaginemos o cenário em que a Autoridade da Concorrência, e Comissão Parlamentar, permitem uma clara tentativa de cartelização de mercado por parte da Controlinveste, Zon e Portugal Telecom, com a exclusão total da Benfica Tv das suas plataformas.
    O Benfica tem apenas que repudiar a situação(como o está a fazer actualmente) publicamente, avançar para as diligências legais a nível das instâncias europeias, para ser ressarcido de perdas futuras, derivado de uma situação ilegal no espaço europeu, e negociar a Benfica Tv com a Vodafone(e também com a Cabovisão, para uma maior captação inicial de mercado), ainda para mais num ano que em temos a possibilidade de rentabilização adicional para empresas associadas, com o naming do estádio da Luz(caso seja gorada a hipótese Fly Emirates), camisolas e bancadas, assim como um bónus adicional no centro de estágio.
    Isto permitiria à Vodafone ter o claro controlo do mercado português de telecomunicações em cerca de 18 meses, com perdas residuais para o Benfica a curto prazo, e claramente bonificadas até 24 meses, sendo que quando rejeitou a hipótese de renovar por valores bem superiores aos actuais com a Sport Tv, a SAD do Benfica já contava ter que investir inicialmente(como foi o caso da aquisição da Premier League,de outros campeonatos atractivos, como é o caso do brasileiro, e a possível negociação futura com alguns clubes da Primeira Liga, para cederem à Benfica Tv os jogos com o Benfica no seu estádio) e apenas gradualmente(24 a 36 meses) atingir os valores que eram propostos pela Sport Tv.
    Todo este cenário traria perdas irremediáveis a nível de lucro para a Zon e Meo, assim como de imagem empresarial, dentro do mercado nacional, que representa perto de 100% da sua carteira de clientes, pois só a Zon tem participação de mercado na Zap, em Angola e Moçambique, assim como outra participação DTH(satélite) na Venezuela, sendo que a mesma é ainda residual no total de clientes, e ainda em clara fase de investimento, não de lucro.
    Ou seja, para terminar, não existe sequer a hipótese "álibi perfeito" colocada, e só seria possível o Benfica não sair beneficiado desta situação, em caso de conluio entre Luís Filipe Vieira, e/ou a Vodafone com, Joaquim Oliveira, a Zon e a Portugal Telecom, o que mais uma vez, poderia ser denunciado como tentativa de cartelização de mercado, por qualquer pessoa fora da direcção, ou SAD, do Benfica, recorrendo a instâncias supranacionais, dentro do contexto da União Europeia.

    Espero que tenha sido esclarecedor, e se acharem bem, promovam esta postagem a tópico, para melhor informar os benfiquistas.


    Como bónus e relativamente à situação da Cabovisão, detida pela francesa Altice neste momento:

    http://www.publico.pt/economia/noticia/grupo-que-comprou-oni-quer-participar-activamente-na-consolidacao-do-sector-1596309

    http://serbenfiquista.com/usernews/jo%C3%A3o-z%C3%BAquete-entrada-da-pt-na-sport-tv-vai-reduzir-transpar%C3%AAncia


    Avante pelo Benfica!

    ResponderEliminar