N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

EM NOME DE QUEM?

No top ten das coisas que mais me irritam está de certeza aquela frase que oiço no final e de todos os jogos na Luz: “em nome do Sport Lisboa e Benfica (…) vocês são o melhor público do mundo, muito obrigado”. É mais ou menos isto.  Por favor. Estamos onde? No circo Chen? No Cardinali? Imaginem a mesma frase: “em nome de Vitor Hugo Cardinali temos o prazer de anunciar que vocês são o melhor público do mundo, muito obrigado”.  Mas quem fala em nome do Benfica? O Speaker? O gajo do marketing que lhe escreveu o texto? Estes gurus da comunicação não percebem que ali não existe público, nem clientes, nem fregueses. Existem benfiquistas que são ao mesmo tempo o próprio Benfica. Porque o Benfica é somente o conjunto de sócios que o constitui. O resto são jogadores milionários, gestores bem pagos, funcionários mais ou menos competentes, enquadrados em cimento, vidro e plástico, que não são Benfica, estão no Benfica, o que é muito diferente.
Esta frase é toda ela o símbolo de uma certa gente que serve o nosso clube. Que não sabe que não se agradece a quem vai ao estádio da mesma forma que se agradece a um cliente do el corte inglês que acabou de comprar um jogo de cobertores. O nosso estádio não é uma loja, uma agência de seguros, nem uma sala de espectáculos. A Catedral é um local de culto, de sofrimento e de felicidade. Tudo ao mesmo tempo.
Deixem-se de tretas comerciais e percebam onde estão. No final apenas um apaixonado “viva o Benfica” antes da voz eterna do Luís Piçarra.
JL

3 comentários:

  1. Bem visot. Concordo a 100%!!

    ResponderEliminar
  2. "Estes gurus da comunicação não percebem que ali não existe público, nem clientes, nem fregueses"

    Brilhante!

    Faltam Benfiquistas no Benfica, em vez de gestores!

    ResponderEliminar