N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

IR DO 8 AO 80

Esta notícia já tem uns dias e duvido até da sua total veracidade, apenas a comento por ser um exemplo típico do bicho demagógico que por vezes nos vai corroendo. O hábito de dizer umas coisas para o ar, ao sabor do vento que corre, que depois ou são inconsequentes ou têm demasiadas consequências.  
É sabido que o Benfica, ao nível do mercado, não pode concorrer com os clubes europeus de primeiro plano. A juntar aos alemães, ingleses, franceses, espanhóis e italianos, agora também os russos surgem com um poder financeiro quase ilimitado. Sendo impossível competir no primeiro mercado a melhor opção é ir buscar os jogadores cada vez mais cedo. Ou seja, ir à lota em vez de esperar que o peixe chegue à praça. A outra alternativa é frequentarmos os freeports desta vida, como a lagartagem.
Por isso, nunca me senti escandalizado por ter estrangeiros nos juniores ou, como agora, na equipa B. É obvio que, com a aposta e investimento que o Benfica faz na formação, é um escândalo alinhar frequentemente com onze estrangeiros na equipa principal, mas daí a pretender fechar as portas da nossa formação a jovens promissores vai uma enormíssima distância, para além de revelar ser de um provincianismo bacoco. 
Certamente este foi um daqueles desabafos (como disse atrás, inconsequentes) do Presidente, mas não deixa de ser sintomático de como se defendem os projectos. Ou querem estar como os vizinhos do Lumiar em que tudo o que sai da academia é ouro? O padrão deve ser o equilíbrio. Não é ir contratar tudo o que mexe na Argentina, mas também não tornar a equipa B num gueto tuga, do orgulhosamente só.

JL

1 comentário:

  1. Pois é... Ainda não tinha lido a notícia, mas fico com a mesma sensação, de que foi apenas um desabafo e nada mais... Porque não faz qualquer sentido fechar a formação a jogadores estrangeiros.

    ResponderEliminar