N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quarta-feira, 20 de março de 2013

FUTSAL: ESTALOU O CHICOTE


Adivinhava-se e pressentia-se.
Más exibições, vitórias pouco convincentes e quase sempre sofridas, derrotas inexplicáveis, patéticas algumas.
Em Dezembro, abordamos o assunto na sequência da célebre entrevista de Ricardinho.
Nada melhorou e antes pelo contrário a equipa nunca se encontrou, continuando a falhar vezes de mais.
O cenário actual é surreal: 12 pontos a menos do que o Sporting.
Simplesmente ridículo e inadmissível para uma equipa com o orçamento e as condições de trabalho de que esta dispõe.
Aliás, o Futsal, sendo obviamente o caso mais flagrante é, reafirmo-o, paradigmático em relação a uma certa forma de estar nalgumas modalidades do Benfica.
Em termos gerais, há frequentemente e de uma forma clara, vedetismo a mais e humildade a menos.
Por isso, somos às vezes surpreendidos com derrotas só aparentemente inexplicáveis: vence quem mais trabalha e quem mais acredita, não quem dispõe de maiores orçamentos nem de melhores condições.
A própria Benfica TV, na  ânsia de dar a conhecer o “Universo SLB” e ainda que involuntariamente, acaba por contribuir para este status quo, criando ídolos com pés de barro e pondo nas nuvens quem deveria ter os pés bem assentes na terra.
Parece, por vezes, que há por ali gente que ainda não se apercebeu quão escuros são os tempos que correm e por isso mesmo, o que significa trabalhar num clube como o nosso em que nada falta, seja em termos monetários, seja em condições de trabalho "tout court".

Voltando ao futsal, parece-me de bom augúrio o facto da vassourada ter sido geral e não se ter ficado pela óbvia e costumeira solução de afastar o treinador.
Não sei nem tenho dados para avaliar se Paulo Fernandes é réu ou inocente, mas seguramente é apenas uma parte da questão: possivelmente nem sequer a mais determinante.
Evidente, parece-me o facto desta equipa estar pesada, cansada, sem alegria; sem liderança também, fruto de uma estratégia em que o mais importante parecia ser afastar rapidamente todas as referencias do futsal do Benfica.

Voltamos, pois, á estaca zero, o que pode ser uma virtude: nada está ainda perdido e as trancas põem-se antes de casa  roubada.
Espera-se que seja, de facto, o inicio de uma nova era e que a solução encontrada seja a que melhor sirva os interesses do Benfica.
E já agora, que todas as partes envolvidas reajam à altura da grandeza do clube: o pior que nos podia acontecer era cada um dos envolvidos vir à praça pública carpir mágoas e apontar culpados a dedo.



RC

1 comentário:

  1. patriarca disse:

    Foi pena os Dirigentes do Benfica não quererem ver o que se estava a passar na "altura" que o Ricardinho frisou determinadas "coisas" se se estavam a passar, mas como lá diz o velho ditado: "Mais vale tarde que nunca", e de facto já não era sem tempo, porque a bem do Benfica e do seu Futsal era de efectuar o que agora foi feito.

    ResponderEliminar