N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


terça-feira, 19 de março de 2013

OS IDIOTAS ÚTEIS

O FCP tem assentado o seu domínio no futebol português nas últimas três décadas na existência dos chamados idiotas úteis. Quem são? São os clubes que lhes prestam cegamente vassalagem, mesmo prejudicando-se, na esperança de tirar alguns benefícios das migalhas que vão escorregam da mesa do sistema.  
Estes, ao fim de uns anos neste registo, vão caindo em desgraça porque o apoio do FCP, sendo apenas de sentido único, é apenas ilusório. O fim do União de Leiria SAD é um exemplo paradigmático do futuro destas relações. Outros são os nossos vizinhos do Lumiar, que nos últimos anos têm servido de fornecedores de mão-de-obra qualificada a baixo custo mesmo afectando profundamente as suas finanças. A memória é o bem mais escasso do nosso futebol.
No entanto, o modelo mais bem conseguido do idiota útil para o sistema encontra-se mais a sul, à beira do Sado. É impressão minha ou o presidente do Vitória de Setúbal fez muito mais barulho quando perdeu por cinco zero com o Benfica, considerando excessiva a expulsão do Amoreirinha, do que agora que é eliminado ilegalmente de uma competição que daria enormes dividendos financeiros e desportivos ao seu clube?
Se no primeiro caso encheu páginas com declarações inflamadas com as expressões “inadmissível”, “dualidade de critérios gritante” e “inexplicável”, no segundo apenas um pequeno comunicado a referir que a decisão da FPF é apenas “incompreensível”. Isto ter acontecido com o FCP foi uma grande chatice para o senhor Fernando Oliveira.  
JL

1 comentário: