N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

SOBRE OS DIREITOS TELEVISIVOS


O facto de o Benfica ter possibilidade de negociar os direitos televisivos no próximo ano é um valor inestimável em relação à concorrência. Se exceptuar o timing escandalosamente eleitoralista do anúncio de Luís Filipe Vieira, mesmo sem conhecer o famoso estudo que o Presidente guarda debaixo da almofada, devo dizer que a opção de ficar os conteúdos para a Benfica TV é sem dúvida a melhor opção.
A proposta da Lista B de vender os direitos a um putativo parceiro internacional que daria qualquer coisa entre os 60 e os 70 milhões de euros parece-me sinceramente utópica. Por alguma razão o nome do parceiro não é revelado. O nosso futebol está cheio de milionárias parcerias em período eleitoral.
Mas voltando à transmissão dos nossos 15 jogos da liga (seriam mais se o alargamento tivesse sido aprovado), mais os 21 da equipa B, pela Benfica TV, esta encerra uma série de vantagens que vão mais além da simples questão financeira. Tem a ver com a gestão de toda a logística ligada à transmissão, com o poder inerente ao facto de ser o dono das imagens, com a possibilidade de mais liberdade na definição de horários, na gestão da publicidade estática e de negociação de promoções pontuais.
Estou em crer que as receitas não ficariam longe do oferecido pela Olivedesportos. Passaria obviamente por um sistema misto, entre o canal completamente pago e pay-per-view. No primeiro caso temos um canal que para além da transmissão exclusiva de 36 jogos do Benfica (equipa A e B), mais os jogos internacionais que estão neste momento contratualizados, pode com uma gestão competente apresentar conteúdos que, integrados ou não nas transmissões, podem resultar num elevado interesse. Por exemplo, ao nível do acompanhamento da equipa no antes e após jogo.
No caso do pay-per-view (possibilidade de assistir a apenas a alguns eventos) imaginem os adeptos dos nossos clubes adversários, sabendo que o jogo não dá em nenhum canal aberto e que está à distancia de 10/15 euros? Suponham um grupo de amigos que longe do estádio  se junta para ver o jogo?
Penso que a mensalidade e o pay-per-view em conjunto poderão angariar receitas anuais entre 10 e 15 milhões de euros e isto numa óptica conservadora. Se juntarmos a receita por estarmos numa plataforma exclusiva (meo) e a possibilidade da venda de conteúdos, chegamos a números bastante encorajadores.
Mas a grande vantagem é mesmo cortar o cordão umbilical com a Olivedesportos. O que nos permite a médio/longo prazo, com o mercado com outra configuração, ter uma posição negocial muito privilegiada.
JL

5 comentários:

  1. A melhor analise vista por um benfiquista, um verdadeiro

    ResponderEliminar
  2. O sistema pay-per-view não existe de forma rentável em nenhum país do mundo.

    A solução passa por tornar a Benfica Tv um canal de assinatura mensal.

    Passa os olhos por aqui http://mundoslbenfica.blogspot.pt/2012/08/direitos-televisivos-do-benfica.html e verás que não só é viável como ainda dará mais lucro que a proposta de 22,2 milhões de euros anuais que a olivedesportos oferecia.

    ResponderEliminar
  3. Creio que para o projecto ter uma rentabilidade à altura das ambições e da dimensão do Benfica, terá de haver uma mudança de paradigma, com o modelo da BTV completamente alterado.
    José Eduardo Moniz é um homem da televisão e talvez se comece a entender a sua entrada na lista de Vieira: o assunto é demasiado sério para ficar entregue a voluntarismos mais ou menos amadores.
    De qualquer forma um excelente post, numa altura em que a blogosfera benfiquista anda de insulto em insulto.

    ResponderEliminar
  4. Concordo que a melhor solução seja a transmissão dos jogos do Benfica sejam pela Benfica TV. Não concordo com o sistema pay-per-view.

    Também acho essencial o exclusivo com a meo. Aliás, está aí a chave para se chegar a pelo menos 20M por ano.

    Convém não esquecer que quem mudar da zon para e meo vai mudar por causa da Benfica tv, mas não vai aderir só à Benfica tv. Vai aderir à tv, telefone e internet. E é aí que está o negócio!

    Também acho que o valor da Benfica tv devia ser baixo. Isso iria fazer com quem mais gente mudasse da zon para a meo, e subiria o valor da exclusividade. Para mim, 3 euros por mês é o preço ideal.

    Juntando a isto o valor da publicidade no intervalo dos jogos, acho que se conseguem chegar aos 20M com relativa facilidade.

    Nota1: a questão do último parágrafo do teu texto é essencial!
    Cortar com a controlinveste é cortar com a máfia existente no futebol português.

    Nota2: Controlar a transmissão nos jogos em casa é também acabar com as transmissões encomendadas. Repetições de lances importantes que não dão. Outras que "interessa" dar mais passam sem parar. Relembro que no jogo do título a época passada a sportv pura e simplesmente não repetiu o lance em que o deslucho faz falta e dá o primeiro golo dos montes.
    Para não falar nas linhas de fora de jogo mal traçadas e outras que tais.

    Nota3: quem achar baixo o valor de 3 euros por mês, não esquecer que o Sport Lisboa e Benfica é o clube do povo.

    ResponderEliminar
  5. Esqueci-me da Nota4 que estava na cabeça e depois foi-se.

    Nota4: Não esquecer que a controlinveste não dá 22M por ano!!!!
    Dá 110M por 5 anos. Existe uma coisa chamada inflacção e que por acaso se prevê alta nos próximos anos. Estimando 4%:
    22 / 1,04^0 = 22
    22 / 1,04^1 = 21,15
    22 / 1,04^2 = 20,34
    22 / 1,04^3 = 19,56
    22 / 1,04^4 = 18,81

    ResponderEliminar