N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


segunda-feira, 27 de maio de 2013

NÃO HÁ CONDIÇÕES

Jorge Jesus já não tem as mínimas condições para continuar no Benfica. Para mim até é fácil dizê-lo, pois foi um treinador que nunca me agradou e já o demonstrei em alguns posts. No entanto, reconheço-lhe aspectos muito positivos, designadamente a forma afirmativa como a equipa por vezes joga e o seu trabalho na potencialização de certos jogadores. Falta saber se estes aspectos positivos são totalmente mérito seu ou despontaram também devido ao facto de, pela primeira vez de há muitos anos para cá, o Benfica ter tido quatro anos de estabilidade técnica.
Uma equipa não é uma entidade una. É um conjunto de jogadores, cada um com a sua capacidade técnica e física, vontade, motivação, desejos e ambição. A forma como é liderada é condição essencial para estimular ou não as particularidades de cada um dos elementos. Assim, o líder é o principal responsável pelos resultados. E se por um golo se ganha, por um golo se perde e desde o primeiro ano que Jesus apenas nos tem dado umas taças da liga e este ano nem isso. A nível competitivo o insucesso é total.
A responsabilidade do treinador não é só descendente, é igualmente para no sentido cimeiro da estrutura. De quem é responsabilidade do Benfica ter mais uma vez estado uma época inteira sem lateral-esquerdo? Foi o treinador que não quis ir buscar ninguém ou foi a SAD que ficou sem dinheiro após o gastar nos Deversons desta vida? Seja qual for a resposta Jorge Jesus tem responsabilidade. No mínimo tem a culpa de não se impor. E podia falar ainda dos emprestados, do facto do Matic não ter um suplente à altura, do meio campo ser um deserto com apenas dois oásis, dos jogadores que aparecem e desaparecem da equipa sem critério visível como o André Gomes e o Urreta, dos protegidos incompreensíveis e que nos desesperam.
Jorge Jesus não consegue construir uma equipa equilibrada. Todos os anos temos novelas tristes. Desde o César Peixoto, passando pelo Emersson, pelo Roberto, pelo Roderick, até àquele guarda-redes brasileiro que foi buscar ao Belenenses e que anda por aí emprestado e que por acaso tem o mesmo empresário que ele. Tanta preparação, tanta conversa sobre projecto e estratégia e acaba a época com um médio, que por vezes joga lateral-direito, a jogar a lateral-esquerdo.  
Com a derrota de hoje e a miserável exibição, não tenho duvidas que moralmente Jorge Jesus chegou ao fim da linha. A equipa, depois dos desaires que temos sofrido, não pode jogar desta forma. Num dia em que apesar de tudo o que se tem passado, os benfiquistas encheram de enorme entusiasmo as matas do Jamor. Não merecíamos. Que Luís Filipe Vieira saiba abrir-lhe a porta da saída sem lhe ter de pagar uma choruda indemnização. Há tantos treinadores no Mundo.
JL

2 comentários:

  1. patriarca disse:


    Joga ??????!!!!!
    Qualquer Equipa nos coloca em perigo, até as Equipas que militam em divisões secundarias nos fazem a "vida cara", Jorge jesus RUA,JÁ !!!
    Enquanto o JJ estiver no Benfica não se ganha nada.
    RUA com o JJ !!!!!!

    ResponderEliminar
  2. JL,

    quando te mandei uma SMS durante o jogo a perguntar "Onde está o Cardoso agora?" quando foi substituído - JJ meteu-se a defender a reduzida e mínima vantagem e perdeu o jogo!

    Mais uma semana a ser gozados pelos antis-Benfica de Portugal!! E, desta vez, até têm razão!!

    ResponderEliminar