N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sábado, 18 de maio de 2013

O COMPLEXO


Depois do andebol, a derrocada do hóquei por inacreditáveis, vergonhosos e humilhantes 7-3.
No local do costume, obviamente.

Criou-se neste clube um gigantesco e aparentemente inultrapassável complexo chamado Futebol Clube do Porto.
Ou o abordamos de uma vez por todas mas de forma séria e profissional, ou de nada serve andarmos a desperdiçar milhões com contratações inúteis para termos os mesmos resultados de sempre.

Ao complexo fêcêpê voltaremos um destes dias.
Entretanto, no universo das modalidades urge um valente murro na mesa.


RC

6 comentários:

  1. amigalhaço , o problema nao é ser serio e profissional , isso eles sao , o problema é jogar pra vencer , lutar pra vencer , nao é lutar pra dignificar camisolas , vencer , vencer caralho , os jogadores do benfica e sobretudo dirigentes tem de se mentalizar que pra começarmos a ganhar é preciso sangue suor e lagrimas , é preckiso afrontar quem costuma ganhar , é preciso enfrenta los nos olhos e ganhar de qualquer maneira , percebem isto ou nao ?
    nao perceberam contra o chelsea pq perdemos sempre contra os porcos ? porque somos uns anjinhos pah , na primeira meia hora contra o chelsea eu estava desiludido e com raiva pq aquele era o benfica dos ultimos 20 anos , ate joga bem mas falta sempre algo , falta astucia esperteza , COLHOES , e somo quem n marca sofre eu ja estva preparado pra sofrer , mas o jogo foi decorrendo e o benfica continuou a dominar e eu pensei pra mim " vai ser hoje que mesmo sendo anjinhos vamos ganhar " mas a vida é filha da puta e quem é anjinho fode se pela certa e é isso que se passa no benfica alem de outras coisas mas sobretudo isso , raça , astucia , esperteza , jogar como homens enfrentar o adversario e vence lo , isso nao existe no benfica , existe profissionalismo e dignificar a camisola , mas eu n quero que dignifiquem de outra maneira a n ser com titulos e vitorias , pq as vitorias morais ja nao enchem , JA METEM NOJO , NOJO .

    jose luis cruz

    ResponderEliminar
  2. São fases. Antigamente quando o porto vinha a lisboa, perdia quase sempre, e não era só com o Benfica mas também com o sporting e o Belenenses, dizia-se que quando passavem a ponte da arrábida já vinham a tremer, depois chegaram ao porto o pinto da costa e o Pedroto e mudaram a mentalidade do clube incorporando-a e reforçando-a com uma identidade do norte mais agerrida. O Benfica entretanto acomodou-se, fez-se crer e muitos acreditaram que era indestrutivel, como se as camisolas ganhassem jogos, o que muitas pessoas pareçe quererem ignorar é que quando se fala no génio de Eusébio e cª esqueçe-se o making-of: recordo-me de ver um documentário em que o Simões dizia que após os treinos eles ficavam horas a aperfeiçoar remates, cruzamentos, combinações... É assim que se ganham campeonatos; não estou a dizer que os actuais atletas não tenham brio, o que digo é que os campeões são feitos de uma massa especial e sabem o que custam as vitórias, ao contrário o que vemos no Benfica é a ideologia da vitória anunciada os 50+3+1 ou lá o que é, e para o ano a final da liga dos campeões. Esta gente ou não sabe ver futebol ou têm a tv sintonizada no canal hollywood, só pode; neste promenor o sporting é insuperável, lembram-se quando no inicio da época após um começo de campeonato desastroso obtiveram a 1ª vitória frente ao Gil Vicente, ele eram foguetes, hurras, a volta de honra - uma euforia generalizada - depois chegou o prof. Jesualdo e pôs logo água na fervura após a vitória em Olhão: 'não ganhamos nada'. Lembro-me de num desses programas de debate desportivos o Rui Moreira dar o exemplo de duas viagens que fez ao estrangeiro a acompanhar o sporting e o porto: duas derrotas, na viagem de regresso na comitiva do porto havia algum pesar e consternação, na comitiva do sporting era a galhofa geral e boa disposição a rodos; feitios... Compare-se isto com o porto que ganha campeonatos atrás de campeonatos e não se poêm em bicos de pés. É uma pequena e fundamental diferença, pois no sofá todas as vitórias são fáceis e treinadores de bancada há-os aos pontapés. Mas o Benfica não precisa de lições de ninguém, basta olhar o passado e recuperar a mística benfiquista, e o que é a mística benfiquista? trabalho, empenho, querer e ambição. E as vitórias retornarão naturalmente, mas com os pés assentes na terra pois só os vendedores de ilusões já ganharam tudo

    ResponderEliminar
  3. Recuperando o caso concreto dos duelos Benfica-porto, só tenho a acrescentar o seguinte, os campeões são audazes mas não sobranceiros, lutam, correm, enfrentam o adversário de peito feito e olhos nos olhos; trata-se portanto de uma mentalidade e atitude de agarrar o touro pelos cornos e dar tudo. Costuma-se dizer que quem se agacha leva, e o Benfica tem jogado com o porto demasiado agachado, sempre na expectativa a ver no que dá. Lembram-se da única vitória para o campeonato na era JJ como porto? ganhámos 1-0 com uma equipa desfalcadíssima entre castigados e lesionados, em que o Urreta foi titular e o Luis Filipe entrou na 2ª parte, só para citar estes que eram dos menos utilizados, e entrámos de rompante, sem nada a perder, e na 1ª parte o porto andou atarantado com o vendaval benfiquista. Não há que ter receio de nos impormos e jogarmos o nosso futebol, e depois que ganhe o melhor. É por isso que fiquei muito desiludido com a derrota nas antas (ou no dragão, se preferirem) mas não tanto com a de Amsterdão. O que eu vi nas antas foi uma equipa que abdicou de atacar; uma equipa nunca pode em circunstância alguma perder o sentido da baliza apesar das vississitudes e circunstâncias de cada jogo. É nisto que eu aprecio o Mourinho, tem arrojo e ambição, e isto quando conjugado com uma cultura de clube vençedora arrisca-se a dar bons resultados; lembram-se o que disse o Mourinho quando estava no porto e perderam um jogo em casa com o Real Madrid (de Queiróz) para a liga dos campeões por 1-3? alguém vai pagar a factura... e pagou o sporting no jogo seguinte por 4-1, sem desconto nem direito a passagem pela agência cosmos - isto é confiança alicerçada em trabalho de casa. Recordo-me a este propósito de um promenor da passagem do Mourinho pelo Benfica que é reveladora, mandou efectuar um relatório sobre o Boavista e esqueceram-se de incluir o Sanchez que era só o melhor jogador do Boavista; compare-se com as afirmações do Paulo Ferreira aquando da sua passagem pelo porto onde dizia que a análise dos adversários era tão promenorizada e detalhada que já sabia práticamente tudo o que o seu adversário directo ia fazer. É assim que se ganham campeonatos e o resto são tretas.

    ResponderEliminar
  4. Vou dar o exemplo do basket-o ano passado fomos ao dragão e vencemos o campeonato.Porquê?
    Porque tivemos no banco um Carlos Lisboa que como treinador nem é nada de especial, mas que já ganhou ao Porto n campeonatos, com talento, vontade,querer,ambição e muita garra!!!Numa palavra-Mistica.Quando se entra em campo conhecedor do que fazer para se ganhar é muito mais facil, e se se juntar a arbitragem e as jogadas de bastidores então..
    Nesse ano nem o Carlos Silva(arbitro de Lisboa como convem,tipo Proencinha) na negra nos conseguiu ganhar, porque a nossa força vinha do banco, de quem sabia quanto suor e lagrimas eram necessarios para vencer.E no Hoquei-alguem se lembra de quem tinha estas caracteristicas?Ainda o estou a ver na Luz a marcar o golo da vitoria e a despir a camisola junto ao banco do Porto e a fazer musculo como quem diz-Nunca na nossa Casa!!!
    Pois é isto a mistica,ser macho alfa e nao meros meninos com medo do papão.Acorda Benfica, aprende com quem os tem no sitio!
    JB

    ResponderEliminar
  5. Não fosse Sérgio Silva e o Benfica nunca teria sido campeão o ano passado...

    ResponderEliminar
  6. Bastava um gajo que mete-se as bolas paradas e os penaltys lá para dentro e este ano teria sido nosso novamente.
    Mas sim, existe um estigma enorme em jogar com os tripeiros, seja qual for a modalidade. Tem que mudar!

    ResponderEliminar