N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quarta-feira, 29 de maio de 2013

QUAL É A PRESSA?

O Benfica tem um plantel grande e tem uma lista de jogadores sob contrato colossal. Já contratou meia dúzia de sérvios e até um jovem paraguaio. Que saibamos, com excepção daqueles que findam contrato, não saiu ninguém. Não entendo por isso o stress mediático sobre a situação do Jorge Jesus.
Virá algum mal ao Mundo (benfiquista, pois claro), se o dilema Vieirista se mantiver até meados do mês que vem? Claro que não, a estrutura da SAD deve trabalhar a médio/longo prazo e não sobre o imediato. O plantel da próxima época deve (ou devia) estar a ser trabalhado independentemente do treinador. Se for o Jesus, a estratégia foi certamente montada com o seu aval, se for outro, tem mais que tempo para fazer alguns acertos.
Parece-me que a urgência da resolução do problema Jesus reside mais a norte, onde mora alguém que tem um treinador medíocre mas que foi campeão nacional e que tendo pressa e desejo de o despachar, está entalado entre as hipóteses de colocação do mesmo e o perigo de não conseguir um estrondoso substituto, que dê moral aos adeptos.
Traduzindo: Como Pinto da Costa não pode despedir um treinador campeão, a única hipótese é simular um interesse externo mais vantajoso financeiramente para o Pereira. Assim sendo, graças ao seu amigo Mendes, a colocação para o Pereira em alguns clubes médios da Europa é neste momento uma realidade, mas o peidoso só o dispensa se tiver oportunidade de agarrar o Jesus, caso contrário prefere mantê-lo. Entretanto enquanto não vê fumo branco da Luz, as janelas de oportunidades para o Pereira podem se ir fechando e em consequência disso, o Pintinho ficar com o menino nos braços. Faço ideia os telefonemas para as redacções de “fontes seguras”.
JL


2 comentários:

  1. "então não disseste que se não fosse decidido até dia 27 de Maio estava a gozar.... e agora até meados de junho!??"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anonimo,
      Bem observado. No entanto, e embora a coerência não seja um atributo fundamental do blog (aqui escreve-se ao correr das emoções), neste caso em particular não caí em qualquer tipo de contradição.
      Vejamos, o post foi escrito no longínquo dia 20 de Maio, antes de:
      A. O Benfica ter feito uma exibição medonha na final da taça. Borrifando-se para o esforço dos adeptos, que encheram de entusiasmo as matas do Jamor, apesar do traumático fim de época;
      B. Para além da derrota (ridícula da forma como foi proporcionada), vi jogadores a empurrarem o treinador com o dedo acusador, vi uma equipa sem liderança, vi que todo credito conseguido até então se tinha esfumado irreversivelmente;
      C. A inesperada (ou não) hesitação do FCP em tomar uma decisão em relação ao Vítor Pereira, vendo-se à distância que existe uma marcação cerrada ao Benfica e que a solução de um caso dependente da resolução do outro;
      D. A pressão desmesurada (e encomendada) da Comunicação Social em relação ao caso Jesus, mais perceptível porque no Porto se vive uma situação idêntica mas sem um décimo da mediatização.
      Todavia, se a decisão de LFV for ficar com JJ, um acto de um líder seria a formalização do acordo logo na segunda-feira ou mesmo na própria noite da derrota. O atraso em actuar para além das 24 horas, enfraqueceu sobre maneira a posição do treinador, caso tenha futuro no Benfica. Só um início de época brilhante o fará recuperar o crédito.
      De qualquer forma, o que eu quis espelhar no post é que passadas as primeiras horas e feito o estrago, a urgência está neste momento mais a norte do na capital.
      Um abraço
      JL

      Eliminar