N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 27 de janeiro de 2013

AS NOSSAS MODALIDADES E OS 700 TÍTULOS DOS OUTROS


O Voleibol foi hoje eliminado em Guimarães. Sinceramente não sei o que escrever sobre esta equipa. Não se pode ganhar sempre e as duas últimas taças eram nossas, mas com os investimentos que fizemos e a diferença para as restantes equipas, ser eliminado à segunda eliminatória é anedótico. Há e tal, o azar, lesões dos distribuidores. Já chega. O se passa? É preciso ir benzer o balneário? Se não for um sinal para sermos finalmente campeões, tem que muita coisa mudar no final da época.  
No basquetebol mais um caneco. Vencemos a Taça Hugo dos Santos, que para uns é da liga para outros nem tanto. Nesta modalidade a diferença ainda é maior que no Voleibol. No mínimo é vencer tudo. No hóquei em patins depois da nossa vitória de ontem ao Ac. Espinho por 16 -1, o FCP hoje tropeçou na linha. Tivesse sido outro resultado no clássico e estávamos a sorrir de orelha a orelha.
No andebol, parece que vamos iniciar a primeira faze em igualdade pontual com os andrades, teremos então uma segunda oportunidade. Como no futsal, está visto que a final vai ser com os lagartos e mesmo sem a vantagem de jogar em casa, teremos oportunidade de rectificar o mau campeonato que andamos a fazer.  
Mudando um pouco de assunto. O rapaz da foto, nesta página de jornal, edição da última sexta-feira, chama-se Ricardo Tomás e é o responsável pelas modalidades do Sporting. Porque me lembrei dele hoje? Por um pormenor a sua entrevista. Esta tirada: “posso recordar, então, que a época 2010/ 11 e 2011/ 12, somadas as duas épocas, o sporting conquistou 700 títulos”.
700 Títulos? Onde? Nas modalidades referidas nos primeiros parágrafos apenas vemos o Sporting nos lugares cimeiros no futsal, que por acaso não ganhou nada no ano passado. Nas restantes, ou andam atrás ou nem sequer se vêm. No atletismo já só ganham um ou dois títulos por ano, no futebol é bom nem falar. Sobram os tiro ao arco e à bala desta vida, de pistola e carabina e coisas do género.
Todavia, mesma contando com essas modalidades de vão de escada, uma média anual de 350 títulos é muita fruta. Tenho a certeza que o Sporting não compete em 350 provas, nem metade disso. Sabemos do habitual revisionismo histórico, de como contabilizam, por exemplo, as vitórias do Joaquim Agostinho em França onde participava por uma equipa francesa ou as medalhas de Armando Marques quando era atleta do Clube Português de Tiro a Chumbo.
Neste caso, talvez contabilizem os sócios que conseguem terminar a meia maratona de Lisboa ou a corrida do tejo, mas tenho dúvidas que haja uma centena com as quotas em dia. Outra hipótese são os campeonatos de sueca e belga nos núcleos sportinguistas. Talvez seja por aí.

Se pedissem a este rapaz que enumerasse vinte títulos nacionais do clube nas duas últimas duas épocas, ele teria grandes dificuldades em nomear dez. Mas 700, ninguém coloca em causa um número destes. É assim, a maior potência nacional em aldrabice. Ops, também não chegam lá, não me lembrei do FCP.


JL

1 comentário:

  1. Quem escreveu este artigo deve ter problemas sérios.
    Quantas pessoas dão valor a outras modalidades que não o futebol.
    Não sei o que este Senhor praticou mas deve ter sido anormalismo
    fernando

    ResponderEliminar