N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 27 de janeiro de 2013

PODE ALGUÉM SER QUEM NÃO É?

Finalmente, vencemos em Braga. Uma cidade que era sinonimo de festa do futebol, de alegria, de paixão pelo jogo. Agora é sinonimo de ódio, de rancor, onde as palavras ofensivas para os adversários suplantam em muito as palavras de apoio ao clube da terra. É pena seguirem o exemplo errado.  
O Benfica chegou à vitória cedo, com justiça. No intervalo já pouca gente a colocava em causa. No entanto, na segunda parte, Jorge jesus resolveu vestir outro fato à equipa. Uma equipa de contenção, à espera do fim do jogo, a deliciar-se com o resultado conseguido. Exemplar a jogada de Gaitan no início da etapa complementar, ganha a bola junto à sua área, na faixa esquerda, com quase 40 metros livres à sua frente, e em vez de disparar no contra-ataque (ou contragolpe como diz o mestre), deixou-se estar até sofrer a falta.
O Benfica é, de longe, a equipa mais entusiasmante a nível nacional. Ir ver um jogo do Benfica é garante de um excelente espectáculo. Basta ver o número de golos marcados e sofridos. Há quantos jogos não há um zero a zero?  Este é um facto indesmentível, para o bem e para mal.
Talvez seja essa a razão de um relativo insucesso frente a equipas mais fortes. O que falta em pragmatismo sobra em emoção. Tira-se o alvoroço constante, a procura permanente da linha final, as correrias desenfreadas e perde-se o Benfica. Foi o que fez Jesus na segunda parte. Teria corrido bem para qualquer equipa do Mundo, mas no caso do Benfica tivemos a vitória por um fio. O Benfica actual sabe de cor e muito bem o seu papel, mas para fazer outra personagem precisa de mais ensaios.
JL

2 comentários:

  1. Análise perfeita.
    Arriscamos demasiado e sem necessidade, invertendo o paradigma daquele que é nosso jogo.
    Algures no meio entre a postura da 1ª e da 2ª parte, estará o equilibrio tão necessário em jogos com maior grau de dificuldade.
    E agora, rumo ao título!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Num estádio e numa cidade que era nossa por cor e simpatia é com tristeza que o vermelho se vai tornando em azul! Culpa? Dos dirigentes do Braga que fazem gosto em criar uma rivalidade com o Benfica, inexistente, dividindo a massa adepta que cada vez mais não nos apoia e, pior, nos odeia.
      A juntar ao fcp e scp, temos agora o scb!
      Ao Braga só quero que venha para o meio da tabela, pode ser que assim recuperemos alguns nossos!

      Eliminar