N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O ÁLIBI PERFEITO

Benfiquistas, dizem-se eles, uns meses antes de ficarem prontos para serem os meninos bonitos do sistema. Levámos com o Proença até à exaustão, agora é o João Ferreira. Nunca ouvi o Martins dos Santos enquanto arbitrava a dizer que era do Porto ou o Coroado a afirmar (como o afirmou à posteriori) que odiava o Benfica. E podia dar muitos outros exemplos. O que ganham os árbitros em se afirmar benfiquistas? Resposta: impunidade mediática.
Esse conceito que à primeira vista parece abstracto é bem concreto e foi já verificável logo após o jogo, quando o inqualificável treinador do Porto (só é suportado numa equipa com as ambições do Porto porque existe um sistema bem montado) se atira à arbitragem. Ou quando o Papa na sua habitual ironia vem fazer papel de burro, com poucos a terem a coragem de o referir. 
Mas essa impunidade vai ser também verificável nos dias seguintes, nas análises e comentários nos jornais, TV e rádio. Ninguém se vai lembrar das sucessivas faltas não assinaladas, que o “maçã podre” conseguiu a proeza de só levar amarelo aos 85 minutos, que por sua vez o Enzo levou amarelo por protestar duas faltas grosseiras não assinaladas sobre o Gaitan no mesmo minuto, mas os andrades quase deitaram abaixo o juiz da partida e nada, da agressão ao Cardozo. O que vão descortinar, procurando minuciosamente naqueles 90 minutos são dois ou três lances que provarão que o Benfica até foi beneficiado. É assim que funciona. João ferreira vai estar certamente em outras decisões. Este jogo correu-lhe bem.
O nosso treinador, os dezenas de especialistas de comunicação que abundam nos corredores da Luz, os paineleiros benfiquistas de serviço, todos vão ajudar, uns com o silêncio cúmplice, outros até de forma mais activa. Pois é, há coisas que parecem não ter fim.
Ficam as imagens do melhor do jogo:

JL

3 comentários:

  1. E no meio disto tudo, o lance do garay na área do porto? há imagens?

    ResponderEliminar
  2. matic é o melhor que o benfica tem , tem qualidade , tem fisico e tem os quilhos no sitio .

    ResponderEliminar
  3. Post certeiro. Pena que ninguém repita e ecoe o que dizes aqui.

    ResponderEliminar