N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 5 de agosto de 2012

OLA JESUS


Ola John é um jovem jogador com qualidades e já o demonstrou.
Ola John é um jogador que está a acusar manifestas dificuldades de adaptação a uma nova equipa, a um sistema táctico diverso, a um clube com uma dimensão completamente diferente e isso tem sido, também, evidente.

Na semana em curso, acabou por andar nas bocas do mundo e nas primeiras página dos jornais, por força de um raspanete público de Jorge Jesus após o jogo de Genebra com a Juventus.

Que um treinador ralhe, repreenda, corrija, ensine é absolutamente normal e faz parte das suas funções.
Que o faça em pleno relvado, com a exuberância que se viu, demonstra uma incrível falta de tacto, de bom senso e de capacidade de conduzir homens.
Jorge Jesus poderia e deveria ter evitado este ralhete público a um jovem jogador que está a atravessar algumas dificuldades e que até pelo preço que custou (e do qual, de resto, não tem qualquer culpa…) começa a ser posto em causa.
Ao fazê-lo, fragilizou-o, expondo-o à óbvia curiosidade vampira do jornalismo desportivo que vamos tendo e que esfregou as mãos perante um tal “petisco” servido de bandeja.

Haja quem explique ao nosso treinador que é na intimidade do balneário ou no remanso de um gabinete que se tratam estes assuntos: o que é nosso, discute-se entre nós, não se evidencia, nem se mostra à saciedade; não se grita, nem se aponta o dedo em pleno relvado, linchando publicamente um jogador, ainda para mais jovem e acabado de chegar.    
A leitura na diagonal de um qualquer manual de iniciação à liderança ensinará ao “mestre da táctica” que só os elogios deverão ser públicos: as críticas são privadas, para que não se fragilize ainda mais quem errou, se errou.

Já agora, gostaria de ver esse rigor e esse grau de exigência aplicados ao jogador mais irritante, preguiçoso e indigente do actual plantel: Nico Gaitán.
É, porém, muito mais fácil ser forte com os mais fracos, não é, Sr. Jesus?




RC

Sem comentários:

Enviar um comentário