N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

SAVIOLA


E pronto, à quarta época Saviola saiu do Benfica.
Não se pode dizer que seja uma surpresa, depois de duas épocas francamente abaixo das expectativas e do pouco espaço que Saviola começava a ter no plantel deste ano.

Jogador de inteligência acima da média, Saviola não deixa de ser um caso estranho: depois de uma primeira época espectacular, Saviola não mais voltou ao nível exibicional que o havia tornado uma das grandes figuras do Benfica campeão 2009-2010.
A espaços um golo ou outro, um grande pormenor aqui outro ali, mas apenas isso.
Pouco, muito pouco para um jogador com o estatuto, o nome e já agora o vencimento de Saviola.

Um jogador acomodado ou um talento desaproveitado pelo treinador?

Uma questão de difícil resposta, embora me pareça que a inconstância de Saviola não é propriamente um facto novo: assim o provam as passagens por Barcelona, Real Madrid e Sevilha.

DE qualquer forma, isso é uma coisa; outra, bem diferente é a aposta persistente num modelo de jogo em que Cardozo é claramente assumido como a referência atacante da equipa e uma série de opções são tomadas em função desse pressuposto.
Com isso, para além de outros inconvenientes que em determinados jogos e em certos momentos da época se tornam bem evidentes, corre-se o risco de Cardozo se tornar uma espécie de eucalipto no ataque do Benfica, secando tudo à sua volta: Nélson Oliveira, Hugo Vieira, Rodrigo Mora e agora Saviola.

A ver vamos se a aposta é bem sucedida e se o risco compensa, mas o passado recente deixa-me algo apreensivo.

De qualquer forma e voltando a Saviola, como benfiquista e apreciador de jogadores inteligentes e profissionais correctos, agradeço a “El Conejo” a sua passagem pelo Benfica e desejo-lhe as maiores felicidades.


RC

1 comentário:

  1. Bom post.
    Mas o Saviola não valia (na minha opinião) o dinheiro que recebia!
    E não me parece que nisto o treinador seja o responsável.

    A melhor das sortes para ele!

    ResponderEliminar