N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 8 de julho de 2012

DE SAÍDA ?


Witsel e Gaitán estarão de saída do Benfica.
Quem o diz é o Record, e, portanto, a noticia vale o que vale.
Nestas coisas é raro, porém, haver fumo sem fogo e os jogadores em questão há muito são referenciados quando o assunto é vender.
Casos distintos, todavia.
Pelo mundo de contradições que em si encerra, Gaitán é um dos jogadores mais intrigantes e simultaneamente irritantes que já passaram pelo Benfica.
Dotado de um talento extraordinário, tira, por vezes, da cartola lances só ao alcance dos predestinados.
Consegue ser genial e fazer a diferença.
Convenceu-se e convenceram-no, porém, que isso é suficiente e Gaitán, não raramente, tem uma postura em campo completamente despropositada e contrária aos interesses da equipa.
Quando prefere o brilharete inútil e estúpido, recreando-se com a bola como se fosse uma foca amestrada; quando passa larga minutos alheado do jogo ou quando dele se “esconde”; quando perde a bola em zonas absolutamente proibidas (lembremo-nos do ultimo Benfica-Porto: não foi Proença o único culpado…); quando desiste de bolas ou lances apenas porque lhe parece estarem perdidos.
Na última época, andou numa espécie de montanha russa exibicional, com momentos brilhantes a par de outros completamente desconcertantes, por vezes até durante o mesmo jogo.
A determinada altura dava a impressão que geria o seu nível exibicional em função das noticias que chegavam de Inglaterra sobre o suposto interesse dos clubes de Manchester.
Considero que uma boa oferta por Gaitán é irrecusável.
O seu rendimento demasiado irregular, inconstante e até algo bipolar, deixa-o longe de ser um imprescindível, apesar do embevecimento de Jesus.
Não acredito, aliás, que com esta atitude competitiva, Gaitán tenha sucesso num campeonato particularmente exigente como o inglês, mas isso já é problema de quem o comprar.
Se necessitamos, pois, de vender, venda-se Gaitán.
Já Witsel é um caso completamente diferente.
Fruto de uma escola europeia tacticamente evoluída e que privilegia o colectivo, é um jogador de equipa por excelência.
Pela forma como joga e como o jogo flui quando passa por ele, parece estar no Benfica há anos: pegou de estaca na equipa e no clube, dando razão aos que consideram que os grandes jogadores não necessitam de períodos de adaptação.
Inteligentíssimo tacticamente, segura a bola como ninguém, jogando com a simplicidade apenas ao alcance dos jogadores de eleição.
Um pouco mais adiantado, renderia eventualmente ainda mais, até pela forma como demonstrou também saber fazer golos, mas nunca hesitou em sacrificar-se em prol da equipa e da estratégia do treinador.
Sabemos todos que no Benfica, Witsel é um jogador a prazo: tem obviamente lugar em qualquer das maiores equipas da Europa.
Segurar Witsel, nem que seja por apenas mais uma época, é um dos grandes desafios do Benfica e da sua gestão desportiva.
Mantê-lo para 2012-2013 seria a melhor das aquisições; perdê-lo pode significar o regresso à estaca zero no processo de consolidação de uma equipa efectivamente forte e competitiva.



RC

Sem comentários:

Enviar um comentário