N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


segunda-feira, 16 de julho de 2012

OS TRUQUEZINHOS DOS LAGARTOS

Este fim-de-semana o Benfica venceu com larga vantagem o campeonato masculino de atletismo de sub-23. O 30 º título colectivo desta época. Nos femininos fomos derrotados à tangente. Como se explica este insucesso, numa equipa que tinha vencido o ano passado, tanto em sub-23, como em juniores? Simples, faltaram algumas atletas.
Existe aquela parábola africana do sapo e do escorpião. Conta-se que certa vez um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio. O escorpião vinha para lhe fazer um pedido: "Sapinho, fazes-me o favor de carregar até a outra margem deste rio tão largo?" O sapo respondeu: "Só se eu fosse tolo! Vais-me picar certamente, eu vou ficar paralisado e vou afogar-me." Disse o escorpião: "Isso é ridículo! Se te picasse, ambos afundaríamos." Confiando na lógica do escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio.  No meio do rio, o escorpião cravou o seu ferrão no sapo. Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou: "Porquê? Porquê?" E o escorpião respondeu: "Porque sou um escorpião e essa é a minha natureza."
É também assim com os nossos “amigos” lagartos. Sempre à procura do melhor estratagema para conseguir uma gloriazinha. Mestres da pequena mentira. Faz parte da sua natureza.
Evocam atletas cujas grandes vitórias nem sequer foram conseguidas com a sua ridícula camisola, como é caso do ciclista Joaquim Agostinho. Reclamam a paternidade de craques que chegaram ao clube já homens quase feitos e que rapidamente se piraram, como é o caso do Nani ou do Ronaldo. Incluem no seu palmarés vitórias de atletas que nem são, nem foram, do clube, como é o caso de Armando Marques no Tiro do Fosso Olímpico que foi medalhado em Montreal 1976 e que representava o Clube Português de Tiro a Chumbo.
É assim desde a sua origem, quando para conseguirem ter uma equipa de futebol, tiveram de ir buscar 8 jogadores ao Benfica. E logo no primeiro Benfica-Sporting da história em 1 de Dezembro de 1907, realizado no Campo da Quinta Nova (casa emprestada do Sport Lisboa naquela altura) fizeram tudo para ganhar.
Como tinham ido buscar os melhores jogadores pensavam que eram favas contadas. A meio do jogo devido a uma enorme chuva os jogadores do Sporting abandonaram o relvado com o jogo ainda empatado 1-1. Os corajosos e resistentes benfiquistas mantiveram-se em campo. Quando parou de chover, logo apareceram os leãozinhos de equipamentos secos. Claro que acabaram por ganhar por 2-1 aos regelados vermelhos.  
São tantos os factos que não invejo o trabalho dos biógrafos do clube do Lumiar, tamanho deve ser o esforço para dar alguma dignidade àquela gente.
Aproveitando a crise que assolou o Benfica nos anos 90, enchiam a boca com as vitórias do atletismo. Até o Benfica recuperar e começar a dominar todos os escalões. E nem sequer os contantes atropelos aos regulamentos por parte da FPA impediram as nossas vitórias. Tenta-se tudo, desclassificações, anulação de lançamentos, etc. A última foi marcar o campeonato de esperanças (sub-23) para o mesmo fim-de-semana do Mundial de juniores. Obviamente que houve atletas que deram prioridade ao Mundial.
Fez-me lembrar aquela eliminatória da Taça de Portugal com o Setúbal, que se realizou em 31 maio de 1961, no dia seguinte à final da taça dos campeões europeus onde esteve o Benfica. Obviamente que fomos eliminados ao jogarmos com as reservas.  
JL

1 comentário:

  1. Esse episódio de 1961 é bem significativo da protecção que tivemos enquanto "clube do regime"...

    ResponderEliminar