N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quarta-feira, 4 de julho de 2012

ROJO


Em 8 de junho o Benfica divulgou este comunicado que ainda hoje estamos para perceber a sua verdadeira razão. Agora andamos desde 8 de maio a alimentar os jornais com esta história do Rojo. Pelo pouco que vi, o Rojo é um jogador mais parecido com o Emersson do que com o Coentrão. E não estou só a falar das suas qualidades técnicas, refiro-me essencialmente ao posicionamento no campo. É um jogador que resvala muita para a zona central e tem mais facilidade em defender do que a atacar.
Percebe-se a insistência do Sr. Jesus neste reforço em detrimento de outros nomes com mais qualidade e até talvez mais acessíveis. Nomeadamente depois da vinda do Luisinho. O nosso treinador desde a época passada que tem o desejo de, quando a equipa ataca, formar uma linha defensiva com 3 centrais. Foi por essa razão que foi buscar o Emersson, que sendo muito inábil a atacar, permitia a subida do lateral contrário até ao limite. A este propósito ficou-nos na retida a exibição do brasileiro em Londres a central, precisamente.
Assim, cada vez que o Maxi Pereira subia até à linha final, JJ esperava que atrás, a linha fosse constituída por 3 elementos de razoável estatura (Luisão, Garay e Emersson), na frente o extremo direito poderia resvalar para o meio (provavelmente o Bruno Cesar ou Gaitan, curiosamente dois esquerdinos), alargando a frente de ataque, que era reforçada com a subida do 10 (Aimar) para segundo Ponta-de-lança. Assim o número de elementos no ataque aumentava exponencialmente devido a este carrocel posicional. Esta dinâmica nunca resultou como o treinador queria e tenho dúvidas que no nosso campeonato esta ideia poderá alguma vez resultar. Mas deixo estas nuances táticas para um próximo post.
O que interessa aqui falar é a apetência do Benfica pela vertigem das longas negociações. Neste caso longuíssimas. Um arrastamento que consome os adeptos em lume brando, que provoca um stress silencioso que vai minando a confiança e a motivação.  
Tenho para mim que este interesse dos Lagartos pelo Rojo só pode ser uma boa notícia. Por um lado porque o Rojo, apesar de internacional argentino, não é mesmo nada de relevante como jogador, por outro porque para darem mais de 3 milhões por um jogador é porque vão vender o lateral esquerdo que lá têm, que é indiscutivelmente muito melhor.
O que me desassossega é o Benfica continuar a alimentar estas novelas que servem apenas para vender jornais numa época sem futebol e com o mercado moribundo. Nunca foi tão urgente o Benfica comunicar que já não está interessado no jogador. Mas provavelmente não o vai fazer, porque parece-me que este é mais um caso de paixão arrebatadora do senhor Jesus. E o Benfica lá vai arrastado por ela. Vamos ver até onde.
JL

1 comentário:

  1. Ainda à uns dias o presidente falou acerca destas novelas e pediu aos adeptos para não irem nisto. O Benfica não pode estar 24 sobre 24 a negar todos os jogadores que aparecem. Vamos esperar pacientemente pelo plantel final. Para já, na minha opinião só precisamos de 2 jogadores.

    ResponderEliminar