N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sábado, 7 de julho de 2012

SIMÃO E QUARESMA, OS “JOVENS” TURCOS


Escrever sobre as notícias do defeso é escrever sobre nada. É dar a nossa opinião sobre cenários que muito dificilmente irão ocorrer. No entanto, enquanto a bola não rola, o exercício de projectamos aquisições, equipas, tácticas, opções tem o seu encanto. Por vezes fantasiamos tanto, que parece que os vemos realmente de manto sagrado vestido, a driblar, rematar e a marcar. Esta introdução serve para falar de dois jogadores.
Simão Sabrosa foi um dos jogadores mais importantes do Benfica neste início de milénio. Capitão e campeão, honrou a camisola como poucos, apesar da sua origem. Simão foi feliz no Benfica e nós felizes fomos.

Aos 32 anos provavelmente já não deve ter a velocidade que tinha e que era a sua marca. Mas este transmontano de gema fazia mais que correr em campo. Tinha um remate colocadíssimo, visão de jogo, poder de drible. Tudo atributos que melhoram com experiência. Está livre e pelos vistos desce o ordenado para acabar a carreira no Glorioso.   

Ricardo Andrade Quaresma Bernardo, também quer sair do mesmo clube. Quaresma era um dos jogadores nacionais mais promissores. Mais novo que Simão, tem a idade em que os jogadores atingem o apogeu. Talvez por isso, o Besiktas não o vai deixar sair a custo zero.    

Se o Simão vale pelo seu peso simbólico, Quaresma vale pelo futebol que ainda tem para dar. Tenho a noção que estou contracorrente, mas considero o esquerdino um dos grandes jogadores nacionais, capaz de resolver jogos e de alavancar o colectivo. Como fez no último ano nos andrades.

Aposto que nem um nem outro vão ter o emblema místico ao peito na próxima época. Sinceramente tenho alguma pena, mas compreendo. O Benfica tem jovens para valorizar e os ordenados destes dois craques, mesmo mais reduzido, obriga a um gasto sem retorno. Mas que era bonito isso era.   


JL

4 comentários:

  1. quaresma pode ir para onde ele quiser... vendam o gaitán 25 milhões e emprestem o djalol e tragam o simão (custo zero) e o salvio por 7 milhões... troquem o enzo pérez pelo funes mori para o river plate e (se tiver mesmo de ser) vendam o witsel ao Manchester UTD por 30 milhões + Anderson... e com sorte ainda conseguem trazer o manuel fernandes do besiktas por miseros 5 milhoes... carlos martins é porreiro, mas tem um grave problema... as lesões! por mim era vendêlo por 2, 3 milhões este defeso... jardel querem-no em itália... vendam-no por 4 milhões e vão buscar ou o Luis Neto do nacional (que é tuga e tem grande potencial) ou vão buscar por empréstimo o sebastián coates do liverpool... defesa direito ia buscar o nélson do betis sevilha (não deve ser muito caro, ate porque o betis ainda nao pagou o seu passe na totalidade) e para concorrer com o defesa esquerdo titular (vendam o capdevila e emerson) poderia vir eliseu ou vir o taiwo emprestado pelo milan... na baliza ponham mika na equipa B e ponham oblak na equipa pricipal + artur e paulo lopes... no ataque deixem ficar o cardozo, vendam o saviola 2 milhões... cardozo + funes mori + nelson oliveira + rodrigo e hugo vieira (tem raça e pode quem sabe fazer uma epoca de afirmação positiva)...

    ResponderEliminar
  2. O Quaresma ?????
    Medooooooooooooo!

    ResponderEliminar
  3. Quaresma não!!!
    Não vale enquanto jogador, e muito menos enquanto colega de equipa.
    O Simão... é uma questão de números. Jogadores que se chegam à frente sem medo fazem sempre falta!

    ResponderEliminar