Ainda a política de comunicação Benfica. È dos livros que
quando uma instituição (esta é à LFV) não pode fugir ao facto de ter uma presença
constante na Comunicação Social, deve produzir ela própria noticias positivas,
sob pena da CS não ter alternativa se não a especulação, inventando ou
adivinhando notícias, muitas delas causadoras de desestabilização.
É triste verificar que basta ler os jornais desportivos para
ficarmos a saber mais dos projectos dos nossos vizinhos do Lumiar do que os do Glorioso,
mesmo complementando com a leitura do jornal “O Benfica”, assistindo à “Benfica
TV” e correndo tudo o que é Sites e blogues sobre o clube.
É um desconsolo passar as páginas da edição desta semana do jornal
do Clube. Tudo um rol de lugares comuns, palavras e mais palavras sobre factos
que já estamos fartos de conhecer. Nem uma nova notícia, nem uma entrevista interessante,
nada. Na BTV é a mesma coisa. Por exemplo, o programa “em linha” da semana que
passou, com o Vice-Presidente e o treinador de Hóquei, foi apenas um desfilar de congratulações
e cumprimentos.
Sei que o segredo é alma do negócio, mas existe algum risco em
divulgar o que está projectado para o estádio do Bravo? Poderá colocar em causa
alguma coisa levantar um pouco o véu sobre o futuro Museu? Não era mais
motivador para sócios e adeptos se as entrevistas aos treinadores e secretários
técnicos das modalidades versassem mais sobre o futuro e menos sobre o passado?
Há milhares de benfiquistas que não têm a mínima noção do
trabalho que é feito na formação, nas modalidades, nas casas ou na Fundação Benfica.
Não há um único articulista ou paineleiro ligado ao Benfica que divulgue as
nossas conquistas, a nossa história, a nossa actividade. Ao sábado o jornal “A
Bola” tem um tipo, adepto de um clubezito com mais fama que proveito, que ocupa uma página inteira e que aproveita
para escrever as maiores alarvidades, alterando factos, inventando outros. Esta
narrativa, mesmo falsa, tem infelizmente mais efeito do que todo o nosso
jornal.
O Benfica tem de transmitir uma imagem para o exterior de um clube
dinâmico, focado no futuro, com projectos estimulantes. Não é entrincheirado
que o consegue. Se o clube tem um grupo de comunicação invejável ao nível dos
meios, ele não deve servir para se isolar e criar uma barreira com a envolvente.
A virtude está no equilíbrio entre dar músculo aos nossos meios (jornal, revista, canal) e a
necessidade de mostrar à sociedade em geral que estamos na vanguarda do desporto
nacional.
Não sabemos aproveitar a Comunicação Social a nosso favor. E
considerando a necessidade que eles têm do Benfica para vender, não seria assim
tão difícil.
JL
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