N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


terça-feira, 10 de julho de 2012

EMPRESTADOS OU EMPRESTADADOS




Para início de conversa vou falar novamente de Jan Oblak. Parece que o guarda-redes sempre vai para o Rio Ave. Há quem diga que caso o Benfica não consiga impugnar no Conselho de Justiça a proibição dos empréstimos, esta é uma saída com caracter de venda com o Benfica a ficar com a opção de recompra.  No entanto, como é habitual, não há nenhuma confirmação do clube. Poderá ser estratégia e assim justifica o silêncio.
Mas uma coisa é certa, Oblak foi emprestado, mostrou qualidade e mais uma vez não ficou no Benfica. Este é o resultado mais frequente dos empréstimos do Benfica. Não havia problema se fosse apenas mais frequente, o grave é que é esmagadoramente frequente.  
Vejamos o exemplo do ano passado. Emprestados: David Simão (Académica), Elvis (U. Leiria), Fábio Faria (Rio Ave), Edson (U. Leiria), Jan Oblak (U. Leiria), Melgarejo (Paços Ferreira), Niklas Bärkroth (U. Leiria), Nuno Coelho (Beira-Mar), Rafael Copetti (U. Leiria), Ruben Amorim (Sp. Braga), Shaffer (U. Leiria), Urreta ( Vit. Guimarães), Hélio Vaz (Atlético), José Coelho (Atlético), Leandro Pimenta (Atlético), Leo Kanu (Belenenses), Miguel Rosa (Belenenses), Fernandez (Estudiantes), Airton (Flamengo), Alan Kardec (Santos), Eder Luiz (Vasco da Gama), Felipe Menezes (Botafogo), Fellipe Bastos (Vasco da Gama), Alípio Brandão (Al Sharjah), Carlos Martins (Granada), Franco Jara (Granada), Julio César (Granada), Carole (Sedan), Wass (Evian), Roderick (Servette), Yartei (Servette), Sidnei (Besiktas) e Rodrigo Mora (Peñarol). Ufa, nem sei se está completa.
Imaginem uma família que tem um poder de compra razoável, mas que não vive em abundância. Resolve aproveitar a campanha de descontos Pingo Doce e enche a despensa, Ou seja, faz um investimento. No entanto, em vez de aproveitar o que está armazenado continua diariamente a comprar. Arrisca-se a que os produtos que estão na dispensa passem de prazo.
Os empréstimos de jogadores jovens para rodar sempre me pareceu uma boa política. E até considero razoável que 50/60 % dos empréstimos não resultem e que os jogadores em causa devam ser novamente emprestados ou até dispensados.
O que já acho discutível é o Airton, jovem de grande potencial andar a marcar passo no Brasil, ou o Franco Jara não ter uma oportunidade no estágio como tantos outros avançados. Ou ainda o Carole, que até fez um fim de época razoável em 2010/11, ter sido emprestado em detrimento dos dois laterais que por cá andaram. E a quantidade de jogadores com experiencia de 2º liga que poderiam ir para a equipa B? E o Sidnei que não é potenciado.   
Voltando ao Oblak. A seguir ao Artur é o melhor guarda-redes do Benfica. Eu sei que temos a questão do número de jogadores portugueses e que o Paulo Lopes foi cá formado, mas o Oblak tem qualidade e depois de livre, mesmo com a cláusula de recompra o jogador tem de querer para voltar a assinar com o Benfica. Vamos ver se isto não corre mal.
Apesar de também não concordar com o empréstimo de jogadores sem limites, também achei uma aberração tipicamente portuguesa a proibição já esta época. Contudo, este esquema, a confirmar-se, não me agrada muito. Aliás “esquemas” não é sinónimo de Benfica, é de andrades.
Estava com esperanças, que com uma equipa B num campeonato competitivo como o da segunda liga, estes desperdício abrandasse e definitivamente, deixássemos de emprestadar jogadores e só emprestar. Os primeiros sinais foram positivos, agora nem tanto. Para já foi o Oblak acompanhado pelo Diego Lopes, o tal que era o novo Káká. Fiquemos atentos.
JL

2 comentários:

  1. Triste o que está a acontecer ao Sport Lisboa e Benfica...
    E ainda bem que os empréstimos entre clubes da mesma divisão estão proibidos!

    ResponderEliminar
  2. O caso de Oblak é de bradar aos céus...

    ResponderEliminar