N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

E AGORA SEM MÃOS!


A ductilidade de Jorge Jesus é um enigma. Há anos que o Benfica não tinha o mesmo treinador durante quatro épocas. Assim de repente até nem me lembro. Sven-Göran Eriksson esteve mais tempo, mas em dois períodos. Ganhou vários campeonatos, foi a uma final europeia e fez uma revolução de mentalidades no futebol português. Talvez parecido na duração só o Jimmy Hagan. E mais não consigo recuar.
Depois de na primeira época ter criado a equipa rolo compressor, Jesus fez duas épocas seguintes muito complexas. De sucessos fugazes a fracassos profundos. Nunca mais vou esquecer a humilhante reviravolta do FCPorto na meia-final da Taça de Portugal há duas épocas. Da mesma forma que vai eternamente constar no anedotário nacional a insistência doentia em Roberto e Emersson.    
Regularidade na Europa, Taças da Liga e presenças garantidas na champions league são o seu cartão-de-visita. Bons negócios e potencialização de jogadores a sua propaganda. 
Estou em crer que esta é a sua última estação no comboio do Glorioso. Do sucesso desta época vai decidir-se o tipo de transporte ferroviário em que entrará a seguir. Será um TGV a caminho dos grandes campeonatos europeus ou um inter-regional que com alguma sorte ainda poderá chegar ao refúgio grego?  
Por isso faz-me muita confusão este seu desprendimento em relação à possibilidade de enriquecimento do plantel. Vamos estar até ao longínquo Janeiro com um número reduzidíssimo de jogadores, com posições extremamente deficitárias e grandemente dependentes da equipa B.
Faz-me lembrar a história do miúdo que anda de bicicleta na rua e grita: Mãe! Olha, Olha! E agora sem mãos!     

JL

3 comentários:

  1. Uma pequena, grande correção, o Erickson levou o Benfica a duas finais europeias. Taça UEFA contra o Anderlecht e em 1990 na Taça Campeões contra o super AC Milan da altura.
    Quanto ao catedrático ganhou um campeonato com uma equipa de luxo e para isso teve de esperar pela ultima jornada. Este mestre da táctica é um convencido e um casmurro que devia se por no devido lugar. Ou seja na rua e deixar o Benfica em paz.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que estamos dependentes da equipa B.
    Aliás, eu gostaria de acreditar nisso... Vamos ver em Janeiro quantos jogadores que só passam na parabólica da aroeira vamos contratar...

    Nota: o "mestre da táctica" é convencido e casmurro. Eu até diria que é burro de tão inteligente que pensa que é. Mas se for campeão... é para ficar!

    ResponderEliminar