N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


terça-feira, 4 de setembro de 2012

JAVI E WITSEL: APENAS UMA QUESTÃO DE TEMPO


As saídas de Javi e sobretudo de Witsel, puseram-nos definitivamente uma questão: o que fazer, como fazer num mundo dominado pelo poder do dinheiro e ainda para mais desregulamentado por um poder podre e corrupto que zela incondicionalmente pelos ricos, mediáticos e poderosos  ?

Obviamente que estamos todos furiosos, desiludidos, desanimados, desalentados por vermos fugir pela enésima vez as jóias da coroa.
O cego anti-vieirismo da blogoesfera ( que é tão somente a outra face do vieirismo fundamentalista) pode vociferar e bradar aos céus,prometendo e inventando vinganças,  mas as coisas são o que são e objectivamente, neste mundo, neste futebol, o Benfica não pode: apenas obedece.
Ricos dentro de portas, paupérrimos para lá de Badajoz, essa é a verdade que nos dói.

O que fazer perante a cavalgada dos novos senhores do futebol, sejam árabes corruptos e encharcados em petróleo, sejam os novos czares da imensa Rússia a quem a derrocada da União Soviética ofereceu todo um admirável mundo novo de dinheiro e negócios pouco limpos?
Não estão, porém, sozinhos: a pandilha chefiada por Michel Platini lá está para apadrinhar todo o tipo de trafulhices, enchendo a boca com conceitos pomposos como  a verdade desportiva ou, melhor ainda, o fair-play financeiro, seja lá o que isso for.
E é assim que a bola vai rodando: os campeonatos começam, o sorteios das competições europeias efectuam-se com a devida pompa e circunstancia, mas nada disto vale grande coisa:  as inscrições permanecem abertas, para que os grandes barões do dinheiro sujo, possam finalmente fazer as suas compras, desvirtuando toda e qualquer hipótese de verdade desportiva.

Perante o ataque a Javi e sobretudo a Axel Witsel, o que poderia ter feito o Benfica ?
Pelas regras do sacrossanto mercado, pouco ou nada, esta é verdade.
Podem os jogadores fazer juras de amor eterno ao Benfica, mas os números são como o algodão: não enganam e números como que foram apresentados, ainda menos, estando para além da razoabilidade e de qualquer contra-proposta que o Benfica possa fazer.
Não é, portanto, aqui que o Benfica falha, nem que possui grande margem de manobra.
A grande derrota do Benfica, não reside, pois, nas saídas de Witsel e de Javi Garcia, ambas mais ou menos inevitáveis e previsiveis: apenas questão de tempo, como acabamos de ver.

Onde o Benfica cai com estrondo, uma vez mais (ninguém aprendeu nada com o folhetim pós-Coentrão???) é na falta de um plano B que acautelasse em tempo útil a saída destes 2 esteios do meio-campo, tendo jogadores devida e atempadamente referenciados para pelo menos, em parte, suprir os buracos que agora se abriram.
Em vez disso, optou-se pela compra alegre e desenfreada de extremos por essa Europa fora.
Jorge Jesus, num subito e desconhecido acesso de espirito aforrador, afirma convicto que não necessita de mais ninguém.
A ver vamos se mantém a opinião quando a coisa começar a dar para o torto e sentir a cabeça no cepo...


RC

4 comentários:

  1. Caro RC: então começa o texto a criticar os críticos da direcção, e depois acaba por fazer o mesmo?
    Não sei que blogs frequenta, mas a maioria das críticas à direcção que eu li foram as mesmas que são feitas aqui: a falta do tal Plano B face às saídas anunciadas.
    Críticas aliás que são 100% justas.

    ResponderEliminar
  2. Tomara eu que todos os problemas do Sport Lisboa e Benfica fossem vendas como a do Javi e a do Witsel!

    Na minha opinião, quando um jogador sai da equipa (seja ele qual for) o primeiro pensamento para o seu substituto deve ser alguém interno. Seja dos escalões de formação ou emprestado.
    Apenas em caso dessa solução interna ser manifestamente insuficiente é que se deverá avançar para a compra de um jogador.

    Fico a aguardar com ansiedade (mas ainda bem que há este fim-de-semana das selecções!) para ver o que o "mestre da táctica" vai fazer...

    ResponderEliminar
  3. Quero acreditar que foram bons negócios financeiramente, mas só fico completamente descansado quando o Presidente desmentir publicamente as alegações dos andrades e lhes mover um processo por difamação.
    Do ponto de vista desportivo a ausência de alternativas é da responsabilidade da direcção e do treinador.
    Juntar ao problema do lado esquerdo da defesa e ao possível problema no centro da defesa (possível castigo do Luisão), um problema no meio campo é demasiado para qualquer equipa!

    ResponderEliminar
  4. Quais alegações dos andrades???

    ResponderEliminar