N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

JUSTO CHUMBO, DESADEQUADA ATITUDE


O resultado da Assembleia Geral de sócios podia ter sido um forte motivo de orgulho para os benfiquistas. Pelo resultado da votação (já lá vamos) e pelo facto de a participação voltar a ser elevada. Desculpem a sinceridade, mas para mim não o foi totalmente. Não tem a ver com o ambiente tenso com que se viveu esta Assembleia. Já assisti a bem piores no tempo do Fernando Martins, do Jorge de Brito, do Damásio e especialmente do Vale e Azevedo. O que não pode acontecer é um clube com dezenas de milhares de sócios efectivos, ficar refém de uma centena, pelo terror que impõem, ameaçando de forma fascista quem está em desacordo. A razão não se impõe pela força. Ironicamente são os mesmo que gritam o “Benfica é nosso”.
Correu-se o risco a Assembleia ser suspensa. Não o foi porque o Presente da AG não tem a coragem e o pulso necessário para as funções. A rábula da leitura da acta da reunião anterior é um bom exemplo. Vendo bem a coisas, ainda bem que não o foi.
Mas indo ao que realmente interessa, seja qual for a avaliação que façamos do último mandato da Direcção, as contas apresentadas, tanto da SAD como do clube, são claramente um sintoma de má gestão. Esta noite era mais que justo a apresentação um cartão amarelo ou mesmo vermelho ao despesismo sem rigor, ao autismo e elitismo da Direcção e à falta de vontade de informar e esclarecer. Um sério puxão de orelhas.
Foi o que foi feito e bem. Mas apesar de concordar com o voto de desagrado gostava de salientar que não é com facilidade que um Benfiquista rejeita o relatório e contas de uma época inteira. Um chumbo destes é um momento grave e significativo na vida de um clube. Uma decisão bem ponderada. Por isso não percebo o que leva alguns ao extremo regozijo, com saltos, gritaria e carros a apitar.  
Como também não faz nenhum sentido pedir-se a demissão da Direcção quando estamos a menos de 30 dias das eleições? Talvez essa energia devesse ser gasta a encontrar uma alternativa credível. 
No Benfica, a instituição democrática mais antiga do país, os sócios sempre demostraram sabedoria quando são chamados a participar num sufrágio. Considerando que uma década é muito tempo para se estar no poder, sendo clara a decadência da direcção liderada por Luís Filipe Vieira, preocupa-me bastante que a poucas semanas das eleições não se vislumbrar qualquer alternativa. Nem boa, nem má.

 JL

5 comentários:

  1. Critiquei noutro Blog a resenha que fez da Assembleia-Geral porque o Benfica não deve ser discutido na praça pública. Porém, com este post estou de acordo porque além de noticiar o que todos os jornais irão fazer, faz uma radiografia da situação do clube, especialmente dos actuais dirigentes e do futuro tendo em vista as eleições que estão aí à porta.
    Também concordo com o que disse Pedro Ferreira na Tertúlia Benfiquista.

    Saudações Gloriosas.

    ResponderEliminar
  2. patriarca disse:

    Mais uma assembleia, mais uma lição de democracia, no entanto concordando com CERTAS ATITUDES, Gostava IMENSO que essas mesmas ou outras de cariz MAIS ACTIVO, MAIS ELEVADO, MAIS FORTE em DEFESA do Benfica fossem proclamadas noutras alturas e noutras circunstâncias.
    Enquanto no INTERIOR do Benfica EXISTIREM INIMIGOS ou seja SÓCIOS de outros Clube que se PROCLAMAM INIMIGOS do Benfica e dos Benfiquistas, jamais passaremos da Cepa Torta e RARAMENTE GANHAMOS Campeonatos.
    O Silêncio que esta direcção tem feito é sinónimo de que algo não vai bem no SEIO Benfiquista. Quando somos AGREDIDOS, VILIPENDIADOS, ROUBADOS e calamo-nos, praticando UM SILÊNCIO TENEBROSO é mau é Paupérrimo para a nação dividida Benfiquista.
    Direcção do Benfica a Benfiquistas e SÓ Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  3. Uma lição de democracia, aquilo, ó Patriarca ?
    De que escola ? Dos camisas castanhas, talvez, não ?
    Um excelente post sobre uma AG que envergonha a história do Benfica.
    Um péssimo orçamento apresentado por uma direcção autista, chumbado por um bando de vândalos que se julgam donos do clube.
    Entre petardos, tipos bebados e pedrados e votos a passarem de um lado para o outro.
    E é isto o actual Benfica...

    ResponderEliminar
  4. Petardos na nossa casa?
    Só faltou incendiar o pavilhão, são piores que os lagartos. Votar contra é um direito que vos pertence, agora o resto? Vão pró caralho.

    Henrique Cordeiro

    ResponderEliminar
  5. Aquelas atitudes são inadmissiveis.
    para a próxima vou lá estar.

    ResponderEliminar