N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 30 de setembro de 2012

UM CAMINHO DIFICIL


E eis que contra muitos e apesar de todas as Xistralhadas, o Benfica está em 1º lugar.
À 5º jornada, estar em primeiro vale o que vale: o campeonato é uma prova de fôlego e o que interessa verdadeiramente é estar neste lugar no final da 30ª jornada.
E no entanto, este 1º lugar pode ser uma dose suplementar de vitaminas animicas para uma equipa em que, verdadeiramente, poucos acreditam.
Esfrangalhada a meio campo com o campeonato já em curso, desequilibrada à nascença devido a opções pouco entendíveis, este Benfica 2012-2012 vai ainda ser vitima, não tenhamos ilusões, de um processo eleitoral que poderá ser tudo menos pacifico, tal o ódio a Vieira que grassa nalgumas franjas mais ruidosas da massa associativa.
O triste espectaculo a que se assistiu na Assembleia-Geral de 5ª feira, poderá ser apenas um prenúncio do que aí vem, com a equipa de futebol “entalada” entre uma direcção autista e fechada em si mesma, incapaz de entender a realidade  e um bando de arruaceiros que, sabe-se lá porquê,  crê ter nas mãos o destino do Sport Lisboa e Benfica, como se não existissem dezenas de milhar de sócios que mesmo não concordando com Vieira, não se revêem seguramente nos métodos utilizados por esta horda de desordeiros.

Isto para falar apenas dos obstáculos internos, porque quanto ao resto, não duvidemos que o pior está para vir.
Esperam-nos outros Xistras e todos os Proenças que por aí andam, desejosos de fazer carreira e agradar aos donos.
O sietma, mais forte, pujante e confiante do que nunca, foi bem claro: ponham os olhos em Proença; sirvam como ele serviu e poderão chegar onde ele chegou.
É esta a grande mensagem que o sistema deixou e é este o grande perigo que nos espera em cada jornada até ao final do campeonato.
Saber se a nossa equipa será suficientemente forte para ultrapassar uma conjuntura interna complicada e um percurso externo completamente armadilhado  é o grande desafio desta época.
A própria equipa parece desconfiada de si mesma, o que de resto nem surpreende.
Vinda de duas épocas completamente decepcionantes, viu-se retalhada a meio-campo, perdendo 2 jogadores fundamentais, ainda para mais quando um deles era um dos líderes naturais da equipa: Javi Garcia.

Pode parecer uma frase feita, mas nunca foi tão verdade: o caminho desta equipa far-se-à caminhando, semana a semana, jornada após jornada.
Por vezes, contra quase todos, sabendo (e é bom que a equipa tome definitivamente consciência disso) que para ganhar não basta sermos melhores: teremos de ser muito melhores, mas também mais fortes, mais inteligentes, mais espertos, menos ingénuos.

A ver vamos como termina, mas para já,estamos em 1º.
Apesar dos Xistras.


P.S.-Ainda sobre a AG de 5ª feira: Leonor Pinhão, tão venerada em alguns meios , por vezes gosta de se fingir distraída. Distraiu-se, por exemplo, durante o triste consulado do ladrão que está em Londres. Voltou a distrair-se agora quando afirma em “A Bola” de sábado que o que se passou na AG foi “um levantamento popular espontâneo”.
Claro que foi: popular e sobretudo espontâneo.
Enfim, acontece a todos.


RC

1 comentário:

  1. Muito bom post!

    Nota: quem chumbou o relatório e contas não foram os que estavam na bancada.
    Anda-se a contar essa história "das claques", mas eu vi muita gente que não era "das claques" a votar contra... Até diria que com mais votos que os "das claques".

    ResponderEliminar