N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


terça-feira, 11 de setembro de 2012

NÃO NOS OBRIGUEM A VIR PARA AQUI ESCREVER


Diz a lenda que no PREC, numa reunião de um partido de extrema-esquerda, daqueles que se fartou de produzir políticos que agora estão no poder em formações muito mais à direita, um carismático líder confrontado com uma opinião certeira de um seu fidalgal adversário, começou a resposta com “considerando que mesmo um relógio parado está certo duas vezes ao dia…”
Muito se tem escrito neste blog contra a política de comunicação do Benfica. Uma politica que esclarece o que não é necessário, faz silêncio sobre o que devia esclarecer, não há negócio que seja cem por cento claro, são sempre confusos, com notícias díspares na CS, os adeptos sem dados oficiais especulam, os adversários aproveitam.
Dirão que se passa o mesmo nos outros clubes. Aliás ainda pior. Que a norte desaparece parte do dinheiro das vendas em nebulosas contas offshore e que do outro lado da segunda circular desaparece as percentagens dos passes dos jogadores como que por magia, entre os R&C.  Acontece é que estou-me a defecar para os outros. O que me interessa é o Benfica.
O Benfica é e será sempre notícia. Ou fazemos nós a notícia conforme os interesses do clube, agindo e não reagindo ou vivemos entrincheirados na nossa Benfica TV, deixando a CS alargar-se na sua fértil imaginação, podendo especular sem limites. A fantástica história do Correio da Manhã sobre a rebocada que o Norton de Matos terá levado do Jesus por não se ter sentado não camarote presidencial é um exemplo de como a criatividade é algo que lhes assiste fortemente. E não é com comunicados irónicos que se retrai a veia ficcional desta gente.
Eu sei que o segredo é a alma do negócio, que por vezes só o simples facto de se saber alguma coisa cá fora pode impedir a realização de um negócio. Mas depois das coisas estarem assinadas, qual é problema de esclarecer? Como sócios pagantes não temos o direito ao conhecimento?
Até podemos não concordar com a decisão. Quando nas últimas eleições me vi obrigado a votar Vieira por falta de alternativa e para mostrar a certo pára-quedista que no Benfica ninguém se torna presidente sem ir a votos, obviamente que não esperava, durante o mandato, vir concorda com todas as decisões. O problema é que cada vez concordo menos, mas isso é uma história para mais tarde.
O caso Kardec é paradigmático. O jovem é resgatado do Brasil e bem porque o Santos não merecia outra coisa. Pareceu-me que havia uma tentativa de aposta do Jesus na pré-época, sendo o único do desequilibrado plantel com semelhanças com o Cardozo (Rodrigo estava nos jogos Olímpicos), mas para não variar o jovem Kardec respondeu com correrias inócuas e remates para o lado. Obviamente nos jogos a sério foi encostado.
A certa altura fala-se nos jornais que iria para a equipa B. Preparava-se em lume brando mais umas capas de jornais e opiniões de especialistas. O Benfica age a tempo e faz sair a informação que o jovem Kardec rejeitou uma proposta de um clube do Catar que lhe ofereceria um salário de 1,2 milhões de euros e que estaria em causa um empréstimo por uma época com um benefício para a SAD vermelha de quase 2 milhões de euros.   
Eu sei que deixar de ganhar 2 milhões de euros com um jogador que dificilmente não será suplente pode deixar qualquer um irritado e compreendo que jogar no catar não será propriamente o sonho de carreira de um jovem jogador. Como também tornar a equipa B no cantinho do castigo não será certamente um acto de gestão muito lógico. Cada uma das partes terá as suas razões, mas o Benfica com a simples divulgação de alguns dados impediu mais uma novela nos jornais. Fosse o Benfica tão lesto em outros assuntos e este bolg teria muito menos para escrever. O que não era mau.    
JL

Sem comentários:

Enviar um comentário