N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 30 de setembro de 2012

O SISTEMA JOGA XADREZ


 A arbitragem do Sr. Xistra não foi um caso de azar, nem foi resultado de qualquer macumba feita à meia-noite num qualquer descampado de Leça, nem mesmo fruto de um plantel de velas acesas no santuário do São Bento da Porta Aberta.
Era mesmo imperioso o Benfica não ganhar em Coimbra e/ou em Paços de Ferreira, já que caso somasse os 6 pontos nos dois jogos, o Porto-Sporting da próxima semana seria um belo trampolim para equipa de Jesus. A juntar a isto, o facto de tanto os andrades como os lagartos irem jogar com o Braga antes do Benfica visitar Alvalade. Era agora o momento certo do Benfica perder pontos.
É assim há anos. Joga-se com o calendário. Os “erros” são fabricados com precisão, como se fossem feitos com um bisturi.  
Se recordarem bem, o Benfica só consegue ser campeão quando não luta directamente com o Porto. Aconteceu na época de Trapattoni, o Porto só se aproximou dos lugares da frente mesmo no fim, ultrapassando o sporting na penúltima jornada. Aconteceu na primeira época de Jesus, o Porto deixou-se ficar e apostou tudo no Braga, que foi levado ao colo até ao limite do razoável. De resto, quando as duas equipas estão lado a lado, o sistema trata do assunto. Quando o Porto está um pouco melhor, o sistema trata também e dispensa-os desta coisa chata de lutar pelo título, deixando-os fresquinhos para a Europa.   
Desta vez as contas saíram um pouco furadas. Graças ao Rio-Ave e à aselhice do Vitó. Mas não perdemos pela demora. Estejam atentos.
JL

2 comentários: